Em março deste ano, noticiamos a implantação de balanças para pesagem de veículos de carga em rodovias do Brasil. As vias do Paraná receberam balanças de precisão, enquanto a Dutra conta com balanças seletivas. Para entender melhor a diferença entre balança de precisão e seletiva, confira a explicação abaixo:
Balança de precisão
A balança de precisão é comumente encontrada nas rodovias. Esse modelo exige que os veículos trafeguem em baixa velocidade, normalmente em até 10km/h, para fazer a pesagem da carga. Além disso, o condutor também precisa acessar uma pista paralela à via para a fiscalização da carga.
Balança seletiva
No tipo de balança seletiva, a pesagem pode acontecer de duas maneiras:
- Em via segregada, permitindo que o veículo alcance velocidade de até 60km/h;
- Na própria via de rolamento, acompanhando a velocidade normal do tráfego por meio do sistema de pesagem de movimento de alta velocidade (HS-WIN – Hight speed weight in motion).
Esse modelo de balança é mais recente no país e já está previsto em alguns contratos de concessão. Vale destacar que, embora as concessionárias sejam responsáveis por implantar esse sistema, a ANTT é o órgão responsável por operar e fiscalizar esse modelo de pesagem.
Qual a diferença dos modelos de balança para quem roda nas estradas?
Como mencionado, tanto o modelo de balança de precisão quanto o seletivo realizam a pesagem das cargas com o veículo em movimento. No entanto, o modelo seletivo é conhecido como “pesagem em movimento“, porque o condutor veículo não precisa reduzir a velocidade para realizar a medição da carga.
Nesse caso, sensores e câmera localizados na pista ou em pórticos captam as informações sobre o peso da carga, identificando os veículos que precisam ser pesados na balança de precisão. De acordo com a ANTT, os pontos de pesagem geralmente possuem os dois tipos de balança.
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Por Jacqueline Maria da Silva com informações da ANTT.