segunda-feira, junho 17, 2024

Balança de precisão e seletiva, qual a diferença pra quem roda nas estradas?

Em março deste ano, noticiamos a implantação de balanças para pesagem de veículos de carga em rodovias do Brasil. As vias do Paraná receberam balanças de precisão, enquanto a Dutra conta com balanças seletivas. Para entender melhor a diferença entre balança de precisão e seletiva, confira a explicação abaixo:

Balança de precisão

A balança de precisão é comumente encontrada nas rodovias. Esse modelo exige que os veículos trafeguem em baixa velocidade, normalmente em até 10km/h, para fazer a pesagem da carga. Além disso, o condutor também precisa acessar uma pista paralela à via para a fiscalização da carga.

Balança seletiva

No tipo de balança seletiva, a pesagem pode acontecer de duas maneiras:

  • Em via segregada, permitindo que o veículo alcance velocidade de até 60km/h;
  • Na própria via de rolamento, acompanhando a velocidade normal do tráfego por meio do sistema de pesagem de movimento de alta velocidade (HS-WIN – Hight speed weight in motion).   

Esse modelo de balança é mais recente no país e já está previsto em alguns contratos de concessão. Vale destacar que, embora as concessionárias sejam responsáveis por implantar esse sistema, a ANTT é o órgão responsável por operar e fiscalizar esse modelo de pesagem. 

Qual a diferença dos modelos de balança para quem roda nas estradas?

Como mencionado, tanto o modelo de balança de precisão quanto o seletivo realizam a pesagem das cargas com o veículo em movimento. No entanto, o modelo seletivo é conhecido como “pesagem em movimento“, porque o condutor veículo não precisa reduzir a velocidade para realizar a medição da carga.

Nesse caso, sensores e câmera localizados na pista ou em pórticos captam as informações sobre o peso da carga, identificando os veículos que precisam ser pesados na balança de precisão. De acordo com a ANTT, os pontos de pesagem geralmente possuem os dois tipos de balança. 

Assista também: Nova forma de pesagem em operação na Dutra.

Veja mais sobre: Quanto ganha um caminhoneiro? Veja o salário dessa profissão

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da ANTT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados