Balança de precisão e seletiva, qual a diferença pra quem roda nas estradas?

Em março deste ano, noticiamos a implantação de balanças para pesagem de veículos de carga em rodovias do Brasil. As vias do Paraná receberam balanças de precisão, enquanto a Dutra conta com balanças seletivas. Para entender melhor a diferença entre balança de precisão e seletiva, confira a explicação abaixo:

Balança de precisão

A balança de precisão é comumente encontrada nas rodovias. Esse modelo exige que os veículos trafeguem em baixa velocidade, normalmente em até 10km/h, para fazer a pesagem da carga. Além disso, o condutor também precisa acessar uma pista paralela à via para a fiscalização da carga.

Balança seletiva

No tipo de balança seletiva, a pesagem pode acontecer de duas maneiras:

  • Em via segregada, permitindo que o veículo alcance velocidade de até 60km/h;
  • Na própria via de rolamento, acompanhando a velocidade normal do tráfego por meio do sistema de pesagem de movimento de alta velocidade (HS-WIN – Hight speed weight in motion).   

Esse modelo de balança é mais recente no país e já está previsto em alguns contratos de concessão. Vale destacar que, embora as concessionárias sejam responsáveis por implantar esse sistema, a ANTT é o órgão responsável por operar e fiscalizar esse modelo de pesagem. 

Qual a diferença dos modelos de balança para quem roda nas estradas?

Como mencionado, tanto o modelo de balança de precisão quanto o seletivo realizam a pesagem das cargas com o veículo em movimento. No entanto, o modelo seletivo é conhecido como “pesagem em movimento“, porque o condutor veículo não precisa reduzir a velocidade para realizar a medição da carga.

Nesse caso, sensores e câmera localizados na pista ou em pórticos captam as informações sobre o peso da carga, identificando os veículos que precisam ser pesados na balança de precisão. De acordo com a ANTT, os pontos de pesagem geralmente possuem os dois tipos de balança. 

Assista também: Nova forma de pesagem em operação na Dutra.

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da ANTT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados