sexta-feira, novembro 22, 2024
Array

Medida Provisória de renovação de frota é prorrogada por mais 60 dias

Medida Provisória de renovação de frota é prorrogada por mais 60 dias

A Medida Provisória 1.175, que dá descontos na compra de caminhões e ônibus 0km quando há sucateamento de um veículo com mais de 20 anos vai valer por mais 60 dias. Por essa necessidade de sucatear um veículo antigo, a Medida ficou conhecida como MP da renovação de frota e foi prorrogada no dia de ontem, 3 de agosto. Sendo assim, a medida vale agora até 03/10/23.

O programa de renovação de frota

A MP 1175 veio tentar colocar em prática um antigo pedido do setor que era um programa de renovação de frota. A medida estabelece descontos progressivos na compra de um veículo novo desde que haja sucateamento de caminhões e ônibus com mais e 20 anos.

Entretanto, como o trâmite de achar o veículo antigo, fazer o processo de sucateamento e dar baixa é longo, o prazo inicial de 60 dias não foi suficiente para o programa engrenar.

O governo disponibilizou R$ 1 bilhão para esse programa, R$ 300 milhões para ônibus e R$ 700 milhões para caminhões. Mas esse valor não foi usado inteiramente por conta da complexidade do processo. Sendo assim, a indústria pediu uma prorrogação. Saiba mais do programa de renovação de frota clique aqui.

O programa vai funcionar?

A grande reclamação dos caminhoneiros autônomos é que eles não conseguem aproveitar o programa. O motivo é que o valor de um veículo 0km subiu muito nos últimos anos. Hoje, um caminhão extrapesado passa de R$ 1 milhão. Para quem tem um veículo de mais de 20 anos, dificilmente um financiamento desse porte é viável.

A outra opção seria vender o usado para uma grande frota, que ela sim conseguiria comprar um 0km. Já o autônomo usaria o dinheiro da venda para comprar um veículo seminovo. Entretanto, muitas vezes o valor de mercado desses veículos é maior que o desconto dado pelo governo. Além disso, o veículo antigo pago paga as contas do mesmo jeito que um um pouco mais novo financiado, então a troca não valeria a pena.

Neste podcast, Pedro Trucão e Paula Toco debatem essas e outras questões sobre o programa de renovação de frota.

Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados