Depois de bons resultados com a Transit van em 2021 e furgão em 2022, agora a Ford lança a versão chassi cabine de seu veículo comercial leve. Além das novas possibilidades de implementos, a Transit chassi cabine vem nos modelos para 3,5 e 4,7 toneladas.
A Transit chassi cabine
O novo modelo da Ford Transit chassi cabine vem com motor diesel 2.0 Ecoblue, 165 cavalos de potência e torque máximo de 400 Nm a 1.750 rpm. Além disso, o veículo conta com turbo de geometria variável e tração traseira com rodado duplo.
Para trazer uma versão chassi cabine, a marca investiu na resistência do bloco como um todo. O veículo é em cima de longarinas monobloco, ou seja, uma única estrutura de para-choque a para-choque. Isso que traz mais leveza à Transit. Entretanto, como, segundo a montadora, veículos dessa categoria costumam ter problemas de trincas na longarina entre a cabine e o implemento, a estrutura foi reforçada nesse ponto.
A Ford garante ainda que o veículo tem alta capacidade de resistir a torções e grande estabilidade, o que dá segurança em curvas, por exemplo. Outro fator de segurança é a cabine modular com liga de boro e aços de ultra resistência, o que, segundo a montadora, protege todos os ocupantes em caso de acidentes.
A caixa de transmissão tem seis marchas e três modos de condução, o normal, o eco e o escorregadio. Para conforto do motorista, a direção é elétrica e o volante é multifuncional com ajustes de altura e profundidade.
Capacidade de carga e tipo de habilitação
A Transit chassi cabine tem PBT técnico de 4,7 toneladas. A capacidade de carga do novo modelo é 2.601 kg e até 21m3 de capacidade volumétrica. Entretanto, para atender ao mercado urbano que precisa de veículo sem restrição de circulação e que possa guiado por quem tem apenas a CNH B, a Ford homologou o mesmo veículo para 3.500 quilos.
Nessa versão ele fica com 1.401 kg de capacidade legal de carga. Entretanto, é exatamente o mesmo veículo. Em outras palavras, isso quer dizer que o PBT técnico da versão 3.500 quilos também é 4,7 toneladas.
Outra característica que merece destaque é o comprimento. O veículo completo tem 6.665 mm, ou seja, quase 6,7 metros. Porém, caso a operação exija, o transportador pode retirar facilmente a parte final da longarina, deixando o veículo com 6.165 mm, ou seja, quase 6,2 metros.
Segurança e conforto
Para garantir a segurança dos ocupantes da Transit Chassi cabine, ela vem equipada com controle eletrônico de estabilidade e tração, com controle de torque em curvas, controle eletrônico anticapotamento, estabilização de vento latera e controle de carga adaptativo.
Além disso o novo modelo ainda traz central multimídia de 8 polegadas e conectividade ao celular do motorista. O banco tem três níveis de ajustes e a cabine tem diversos porta-trecos.
A reportagem fez um breve teste na nova Transit e de fato o conforto para o motorista é um ponto positivo.
Preços e prazos
A nova Ford Transit chassi cabine já está disponível no mercado e, segundo a montadora, com preço mais atrativo que a concorrência. Aliás, a Ford garante que seu custo operacional é muito menor, principalmente quando o assunto é a manutenção corretiva.
Por acreditar no poder da conectividade, a marca ainda disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de controle desses veículos. Com isso é possível facilitar e agilizar manutenções e melhorar o desempenho do motorista.
A montadora também comunicou novidades na Ford Ranger, que serão divulgadas em breve.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.