quinta-feira, outubro 31, 2024

DNIT aplica melhorias na BR-373, no Paraná

RodoviasDNIT aplica melhorias na BR-373, no Paraná

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes investiu R$12 milhões na BR-373, no Paraná. O valor disponibilizado pelo Governo Federal revitalizou 39 quilômetros, abrangendo dois segmentos da rodovia, por meio de um contrato de manutenção / conservação rotineira. 

Conforme informações do DNIT, os serviços executados incluíram micro revestimento asfáltico e sinalização horizontal entre os municípios de Candói e Comunidade da Paz, abrangendo o trecho do km 410 ao km 419. Já entre Candói e Chopinzinho, do km 398 ao 428 e do km 441 ao km 450, foram executados serviços de fresagem e recomposição do pavimento, além de sinalização horizontal.

Sobre a rodovia BR-373

DNIT aplica melhorias na BR-373, no Paraná
Imagem: Google Maps

BR-373/PR é uma rodovia federal diagonal brasileira que liga a região metropolitana de Curitiba ao interior do estado do Paraná. A rodovia tem um importante papel na integração regional, no escoamento da produção e na mobilidade urbana.

A rodovia tem uma extensão de 620 quilômetros e atravessa os seguintes municípios paranaenses de Ponta Grossa, Ipiranga, Imbituva, Guamiranga, Prudentópolis, Saltinho, Candói, Foz do Jordão, Chopinzinho e Coronel Vivida.

Concessão 2024

No contexto da infraestrutura viária, a nova concessão da BR-373 está programada para ser administrada pela Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A, resultado de um leilão realizado pela ANTT e o Ministério dos Transportes em 25/08. Dessa forma, o consórcio, controlado pelo grupo Pátria Investimentos, gerenciará o lote 1, marcando o início de um programa abrangente no estado do Paraná.

A operação, conservação, ampliação e manutenção da concessão será por 30 anos. Além da BR-373, irá abranger também as BRs-277/376/476/PR e PRs-418/423/427. Com isso, o investimento total será de 13,1 bilhões, com melhorias em serviços gerais e administrativos, tais como serviços médicos, áreas de descanso para caminhoneiros, entre outros. 

Veja também: Governo Federal foca em investimentos privados e tarifas de pedágio mais baixas em nova política de concessões de rodovias

Por Thaís Corrêa com informações do DNIT e da ANTT. 

 

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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