O verão se aproxima, e o ano de 2024 deverá entrar para a história como um dos mais quentes dos últimos tempos, com ondas de calor extremo em todo o mundo. No Brasil, os efeitos das altas temperaturas já puderam ser vistos nos meses anteriores e tendem a ficar mais intensos nos meses de janeiro e fevereiro. Logo, maiores cuidados devem ser tomados no transporte de produtos perigosos para evitar possíveis prejuízos.
O aumento do calor
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o fenômeno El Niño continuará a influenciar o clima no Brasil e no mundo, pelo menos até abril do ano que vem. Assim, com essa onda de calor, aumenta-se o risco de acidentes com caminhões que transportam produtos perigosos, com chances de combustão espontânea.
Da mesma forma, há um aumento da pressão nos produtos. Também pode ocorrer o desgaste das embalagens e vazamentos. A Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) alerta que cada um dos mais de 2 mil produtos requer atenção durante o transporte nessa época do ano.
Vale destacar que as cargas perigosas incluem substâncias químicas, inflamáveis, explosivas, radioativas, corrosivas, entre outras, e é fundamental que esse tipo de transporte seja realizado de acordo com as normas e regulamentações vigentes, com ênfase na segurança, treinamento adequado dos profissionais envolvidos, veículos apropriados e procedimentos de emergência bem estabelecidos para minimizar riscos.
Dicas para minimizar os impactos das altas temperaturas
Os especialistas destacam que algumas medidas, como atenção às embalagens e temperatura dos produtos nos veículos, um bom planejamento da rota para reduzir a temperatura, a utilização de materiais de isolamento térmico nos caminhões, além, é claro, da capacitação dos condutores por meio de treinamentos, podem auxiliar na melhor conservação e transporte dos produtos.
Tecnologia no transporte de medicamentos
Estamos falando sobre um tipo de transporte de cargas. Aproveitando o gancho, veja como funciona o armazenamento e o transporte de medicamentos. A logística deste produto requer uma equipe bem treinada e muita tecnologia para garantir as propriedades dos produtos até o destino final. Clique no vídeo abaixo e confira:
Veja Também: ANTT atualiza regulamento para transporte de produtos perigosos para 2023
Por Daniel Santana com informações da ABTLP e do Estradão