Apesar da prorrogação do prazo para a realização do exame toxicológico estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), muitos motoristas das categorias C, D e E – para quem é obrigatório – residentes do estado de São Paulo, estão com o teste pendente e precisam regularizar a situação.
De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), 335.822 condutores paulistas ainda não tinham se submetido ao exame em 26 de janeiro.
Baixa realização do toxicológico em outros estados
O número corresponde a 14,70% do total de motoristas registrados no estado nas categorias para as quais o teste é obrigatório. Quando o dado é analisado percentualmente, contudo, São Paulo fica em sexto lugar na lista nacional de pendências no toxicológico, atrás de Acre, Amazônia, Maranhão, Paraíba e Piauí, e é líder tanto em números absolutos quanto percentualmente entre os estados do Sudeste.
Ainda segundo o mesmo levantamento, 1.162.058 condutores das categorias C, D e E se encontram com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias.
Prazo maior para a realização do exame
Como você já viu aqui no Pé Na Estrada, o prazo inicial para a realização do exame toxicológico foi adiado e prorrogado até abril de 2024.
A prorrogação do exame toxicológico periódico foi definida pela Deliberação Nº272, de 25 de janeiro de 2024. Com isso, os exames toxicológicos obrigatórios para as categorias C, D e E, vencidos em 28 de dezembro, que estavam na tolerância de 30 dias, agora têm um novo prazo para a regularização, sendo feita de forma escalonada.
Novas datas e punições
Agora, com o tempo extra, os períodos de regularização levarão em conta o mês de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH):
- Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março para realizar o exame toxicológico:
Com a medida, motoristas flagrados dirigindo veículos das categorias C, D ou E com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho.
- Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril para realizar o exame toxicológico:
Para quem a CNH expira entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas a partir de 31 de maio. A penalidade de multa para as infrações previstas na Lei 14.599/2024 – a que estabelece a obrigatoriedade do teste – é de natureza gravíssima (cinco vezes) no valor de R$ 1.467,35 e resulta em perda de sete pontos na CNH.
Veja Também: Como está a lei do exame toxicológico em 2024?
Por Daniel Santana com informações do Ministério dos Transportes
Aproveito da oportunidade. Para continuar protestando contra este equivocado exame.
Um pai de Família,que porta uma CNH
A mais de 30 anos, ou outro iniciante na Difícil profissão.
Que tem A responsabilidade de conduzir quase tudo nacionalmente.
Vai conduzir um ônibus com mais de 40 passageiros, ou um tanque de combustível bitrem,Ou remover um Auto de Luxo uma Lancha etc
Dopado com DROGAS?
MOTORISTA NAO É BANDIDO
Existe até nas ordens Religiosas,Nós Governos dos Países etc podres
Porém A Ordem, a Organicao, a Filosofia, pode ter SIM excessões Porém Jamais
Será PODRE.
Como quem produz, cria na melhor boa intenção, esta equivocada(e aprovada)
ACAO, Desconhece nossa Profissão,nossas obrigações e nossa capacidade, Pois só se locomovem Via Aérea, IGNORAM ESTE TIPO DE AGRESSAO.
(JA. QUEN DIRIGE AUTOMOVEIS, (Segundo a estatística) Responsáveis por mil e grande número de acidentes,damos,físicos móveis,,
Que BEBEM de combustível Força, Usam Drogas, etc
Acham quem aplaude está LEI
Que eles ao parar no sinal vermelho
Aproveitam para ler a Bíblia?????
Finalizando.
Ando nas Brs desde ABRIL DE 1967
CNH D. Ali do Pará ao Rio Grande Su
Onde Asfalto era Luxo
E presto serviços no universo de Resgate
SOCORRO AUTOMOTIVO.
E com todo Respeito A tudo
Porém, paguei 2 VEZES, por imposição da clínica, para poder Renovar a CNH por
por mais só 3 anos, pois Apesar de Operante
Cheguei a este mundo em 1938.
Mestry Badahra
Vap 27 998268908 Em QAP, e QRV TOTAL