O novo Actros L, exibido na Europa, já pode ser encomendado por aqui. Ele entrará em produção em dezembro de 2024.
Desenvolvido pela equipe da Mercedes-Benz Trucks com inspiração no elétrico eActros 600, apresentado em 2023, o novo modelo, considerado o carro-chefe da marca, tem desenho que favorece a aerodinâmica.
Design proporciona economia de 3% de diesel
Todo o design da “ProCabin”, revelada pela primeira vez durante a estreia mundial do eActros 600 elétrico a bateria em outubro de 2023, foi projetada a fim de proporcionar uma aerodinâmica perfeita.
Dentro do pacote estão spoiler de teto, defletores na Coluna A em volta das janelas laterais, para-choque otimizado com aberturas mínimas de entrada de ar para resfriamento e novo painel da parte inferior da carroceria.
Outro ponto é que as vedações para desacoplar o compartimento do motor dos dutos de ar externos foram revistos, resultando em uma melhor autonomia.
Opções e tecnologias do novo Actros
A ProCabin está disponível em três versões – Stream, Big ou Giga Space – oferecendo vários recursos de conforto.
O motor, OM 471 de 12,8 litros, é de terceira geração. Conta com dois novos turbos que permite uma economia de até 4% em relação à geração anterior.
Na área de tecnologia, o veículo vem equipado com o Active Brake Assist 6 (ABA). Ele permite que o caminhão realize frenagem automática até a parada completa do veículo em velocidades de até 60 km/h.
Há também o Active Sideguard Assist (ASGA). Por meio de seis sensores, ele monitora o trânsito tanto do lado do motorista quanto do passageiro e, com o seu sistema de alerta de duas fases, consegue avisar os motoristas sobre situações potenciais.
A zona de alerta ativa cobre até 30 metros para trás e sete metros para a frente do veículo, caso esteja operando em velocidades de até 30 km/h.
O sistema pode também iniciar uma frenagem automática até parar completamente o veículo dentro da área de alerta caso o motorista não reaja a avisos sonoros e visuais emitidos.
Caminhão da Mercedes tem os principais sistemas de seguranças
Por fim, o Front Guard Assist pode ser um recurso útil para prevenir acidentes com pedestres ou ciclistas que possam estar na frente do caminhão. O sistema de assistência monitora o trânsito à frente do veículo e auxilia o motorista quando estiver parado, antes de dar partida e também em cruzamentos.
Se for detectado objetos parados ou em movimento à frente do veículo, em situações de condução de até 15 km/h, ele envia mensagens de aviso em duas fases. Ou seja, a tecnologia de visão de 270 graus cobre o ponto cego na frente do veículo em 0,8 metros e em aproximadamente 4 metros em toda a largura do veículo.
Por Rodrigo Samy, com informações da Mercedes-Benz
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.