A Karsan, fabricante turca de veículos, lançou um e-ATAK, ônibus elétrico, autônomo. Ele já circula em cidades da Finlândia, oferecendo conforto aos passageiros e mínimas emissões de poluentes.
Ônibus autônomo é realidade na Finlândia
O Karsan e-ATAK autônomo tem 8 metros de comprimento e é o primeiro ônibus de passageiro sem motorista, de nível 4, do mundo, desenvolvido em cooperação com a ADASTEC, empresa especializada em condução autônoma.
O ônibus autônomo iniciou o serviço em uma rota de 5,5 quilômetros na cidade de Tampere, na Finlândia. A ideia é que o trajeto aumente para atender uma maior demanda.
O CEO da Karsan, Okan Baş, disse que o e-ATAK autônomo, desenvolvido em colaboração com a ADASTEC, é o primeiro ônibus autônomo que transporta passageiros em uma via aberta.
“Embora o percurso seja controlado, a rota inclui elementos desafiadores para autônomos, como semáforos, cruzamentos e faixas de pedestres. A velocidade máxima foi de 30 km/h na primeira parte etapa, porém quando completa, o veículo atingirá 40 quilômetros por hora.”
Veja também: Iveco e Foton anunciam parceria de desenvolvimento
Ali Peker, CEO da ADASTEC, disse: “Neste projeto, tivemos a oportunidade de provar mais uma vez o desempenho superior e a confiabilidade do nosso software de direção autônoma. Com a experiência que adquirimos, conseguimos fornecer segurança e viagens confortáveis em todas as condições climáticas”.
Primeiro veículo de transporte público autônomo da Finlândia
A empresa que adquiriu a novidade é a Remoted da Finlândia. A ideia é que as outras empresas da escandinava também utilizem o veículo.
Veja mais: Vendas de caminhões têm queda de 11% em maio de 2024….
Por Rodrigo Samy, com informações da Karsan
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.