quarta-feira, julho 17, 2024

Ônibus autônomo já é realidade em cidades europeias

A Karsan, fabricante turca de veículos, lançou um e-ATAK, ônibus elétrico, autônomo. Ele já circula em cidades da Finlândia, oferecendo conforto aos passageiros e mínimas emissões de poluentes. 

Ônibus autônomo é realidade na Finlândia

O Karsan e-ATAK autônomo tem 8 metros de comprimento e é o primeiro ônibus de passageiro sem motorista, de nível 4, do mundo, desenvolvido em cooperação com a ADASTEC, empresa especializada em condução autônoma.

O ônibus autônomo iniciou o serviço em uma rota de 5,5 quilômetros na cidade de Tampere, na Finlândia. A ideia é que o trajeto aumente para atender uma maior demanda. 

O CEO da Karsan, Okan Baş, disse que o e-ATAK autônomo, desenvolvido em colaboração com a ADASTEC, é o primeiro ônibus autônomo que transporta passageiros em uma via aberta.

“Embora o percurso seja controlado, a rota inclui elementos desafiadores para autônomos, como semáforos, cruzamentos e faixas de pedestres. A velocidade máxima foi de 30 km/h na primeira parte etapa, porém quando completa, o veículo atingirá 40 quilômetros por hora.”

Veja também: Iveco e Foton anunciam parceria de desenvolvimento

Ali Peker, CEO da ADASTEC, disse: “Neste projeto, tivemos a oportunidade de provar mais uma vez o desempenho superior e a confiabilidade do nosso software de direção autônoma. Com a experiência que adquirimos, conseguimos fornecer segurança e viagens confortáveis ​​em todas as condições climáticas”.

Primeiro veículo de transporte público autônomo da Finlândia

A empresa que adquiriu a novidade é a Remoted da Finlândia. A ideia é que as outras empresas da escandinava também utilizem o veículo.  

Veja mais: Vendas de caminhões têm queda de 11% em maio de 2024….

Por Rodrigo Samy, com informações da Karsan 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados