Sabe aquela história de que em time que está ganho o técnico não muda muito. Pois é, o Volvo FH é um exemplo disso, onde pouco precisa se mudar para que ele possa continuar liderando o mercado.
Volvo FH atualizado chega ao Brasil na versão 2025
Logo, como ninguém deve ficar parado, principalmente no mundo dos transportes, a Volvo tratou logo de atualizar a linha FH nos mercados latino-americano, conforme a versão apresentada recentemente na Europa.
Olhando de fora, a Volvo diminuiu o arrasto aerodinâmico. Agora, o FH tem uma nova identificação de marca, tanto nos emblemas da potência como no famoso letreiro Globetrotter. No painel frontal, a logomarca Volvo ficou maior.
Tecnologia de navegação no Volvo FH
Entre as novidades está o sistema I-See, tecnologia capaz de prever a estrada à frente, além de subidas e descidas, curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem.
Também na área tecnológica, os novos FH também contam com retrovisores por câmeras. Itens opcionais, eles diminuem o arrasto aerodinâmico e contribuem para uma sensível redução no consumo, além de aumentar o campo visual e de não embaçar.
Pressões nas alturas não passarão
O monitoramento da pressão e de temperatura dos pneus também é outra tecnologia que trabalha a favor do motorista. O sistema montados dentro dos aros monitoram a pressão baixa ou alta, duas situações que desgastam os pneus.
Saiba mais: Diesel aumenta quase 1% em agosto de 2024; veja o preço
Com o sensor, o condutor fica sempre informado e atualizado sobre a calibração, com informação em tempo real no painel de instrumentos.
Volvo FH mantém o conforto a bordo
Dentro da cabine, há uma nova base para o banco do motorista. A novidade garante melhores ajustes e muito mais conforto no trabalho ao volante.
“O foco no motorista é ponto de partida de todos os nossos projetos de ergonomia de cabine. O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, ressalta Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.
Veja mais: Caminhão a hidrogênio chega antes de 2025 no Brasil
Também são novos e mais ergonômicos a chave de ignição e o controle remoto do motorista. Novas tomadas USB-C garantem carregamento mais rápido de smartphones.
Por Rodrigo Samy, com informações da Volvo
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.
Muito bom mesmo