Cummins lança eixo de simples redução para 100 toneladas de PBTC

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As grandes corporações acabam se unindo com o intuito de se posicionar no mercado. A Cummins, por exemplo, agregou a Cummins Meritor é ambas se transformaram em Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). 

Cummins lança eixo de simples redução para 100 toneladas de PBTC

Mesmo com a mudança no nome, a companhia se manteve na liderança no Brasil, com 60% de participação em veículos comerciais acima de 9 toneladas.

A marca Meritor agora fica associada ao aftermarket, são mais de 3 mil itens ativos relacionados aos eixos, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, entre outros.

Como funciona o eixo para 100 toneladas de PBTC

O eixo T-17X HE é um recém-chegado que será exibido na Fenatran. Ele é um eixo de simples redução com a maior capacidade global, suportando até 100 toneladas de PBTC.

Disponível para aplicações 6×4 e 8×4, o componente oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível na categoria devido ao sistema do diferencial.

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As inovações significam um aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo. Outra vantagem é que o MT-17X HE usa menos óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros.

O eixo pode ser aplicado em motores de até 750 hp

O sistema CDBS Detachable (capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6×4 para 4×2) é opcional.

Trata-se de uma solução inovadora para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil.

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O Detachable da CDBS é capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado.

A inovação da Cummins foi desenvolvida por brasileiros

Esta inovação foi desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro e pode equipar também os eixos da marca 6×4 e 8×4 tandem dos modelos MT-14X, MT-150, MT-160 e MT-610.

“A redução em tarifas de pedágio chega a 33% e o ganho de eficiência é de até 2%, considerando apenas a desacoplagem do segundo eixo trativo e de até 5% suspendendo todo o eixo”, explica, Mauricio Biadola, gerente Sênior de Vendas da CDBS.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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