quarta-feira, dezembro 4, 2024

Cummins lança eixo de simples redução para 100 toneladas de PBTC

NotíciasCummins lança eixo de simples redução para 100 toneladas de PBTC

As grandes corporações acabam se unindo com o intuito de se posicionar no mercado. A Cummins, por exemplo, agregou a Cummins Meritor é ambas se transformaram em Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). 

Cummins lança eixo de simples redução para 100 toneladas de PBTC

Mesmo com a mudança no nome, a companhia se manteve na liderança no Brasil, com 60% de participação em veículos comerciais acima de 9 toneladas.

A marca Meritor agora fica associada ao aftermarket, são mais de 3 mil itens ativos relacionados aos eixos, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, entre outros.

Como funciona o eixo para 100 toneladas de PBTC

O eixo T-17X HE é um recém-chegado que será exibido na Fenatran. Ele é um eixo de simples redução com a maior capacidade global, suportando até 100 toneladas de PBTC.

Disponível para aplicações 6×4 e 8×4, o componente oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível na categoria devido ao sistema do diferencial.

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As inovações significam um aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo. Outra vantagem é que o MT-17X HE usa menos óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros.

O eixo pode ser aplicado em motores de até 750 hp

O sistema CDBS Detachable (capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6×4 para 4×2) é opcional.

Trata-se de uma solução inovadora para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil.

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O Detachable da CDBS é capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado.

A inovação da Cummins foi desenvolvida por brasileiros

Esta inovação foi desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro e pode equipar também os eixos da marca 6×4 e 8×4 tandem dos modelos MT-14X, MT-150, MT-160 e MT-610.

“A redução em tarifas de pedágio chega a 33% e o ganho de eficiência é de até 2%, considerando apenas a desacoplagem do segundo eixo trativo e de até 5% suspendendo todo o eixo”, explica, Mauricio Biadola, gerente Sênior de Vendas da CDBS.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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