quinta-feira, novembro 21, 2024

Conheça as principais novidades da Fenatran 2024

LançamentosConheça as principais novidades da Fenatran 2024

Entre todas as feiras de negócios do País, a Fenatran é a única que reúne caminhões, transportes, logística e inovações em um mesmo lugar. Ela é a principal prateleira de lançamentos do setor responsável pelo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. 

Para a 24ª edição, a organização colocou à disposição do visitante mais de 600 expositores. A maioria é de peças, implementos e de empresas de logísticas. 

Há também as empresas de aplicativos que facilitam a vida do caminhoneiro e do frotista, assim como de pneus, componentes, seguros e rastreadores. 

As principais novidades da Fenatran 2024

Na parte externa, há um circuito exclusivo para os visitantes testarem caminhões e veículos comerciais das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen.

Ao contrário do que aconteceu no IAA, na Alemanha, a Fenatran 2024 está mostrando uma pegada de descarbonização mais transitória.

Ou seja, alguns modelos estão sendo apresentados com propulsor 100% elétricos, enquanto outros movidos a biodiesel ou GNV. 

Uma coisa é certa, o mercado brasileiro terá, em um futuro não muito próximo, corredores mais verdes, estrutura de carregamento qualificada, entre outras soluções mais amigas do meio ambiente.   

Volvo FH

Entre as fabricantes que participaram da Fenatran estão DAF, Ford, Iveco, Scania, Mercedes-Benz, Volvo, Volkswagen e XCMG. Veja a seguir o que cada marca apresentou:

Volvo: Apresentou uma série especial do FH que celebra os 30 anos do modelo que chegou ao Brasil em 1994. São 60 unidades exclusivas voltadas a clientes escolhidos pela marca.

Outra novidade da fabricante foi o lançamento dos modelos com motores 100% biodiesel e elétricos. O FH B100 Flex é um extra pesado que pode trabalhar com biodiesel independentemente da proporção do óleo vegetal.

Iveco: A montadora italiana também apresentou uma nova operação para aluguel de caminhões e o S-Way a gás com maior autonomia. A montadora também anunciou um investimento de R$ 510 milhões entre 2024 e 2028 no Brasil. 

Scania: suas novidades para a Fenatran 2024 foram apresentadas no mês passado. O foco da montadora é a apresentação de diversas opções de combustíveis alternativos e ainda a busca por menor emissão nos modelos a diesel, com isso, um novo aplicativo para os caminhoneiros que dirigem veículos da marca. 

Mercedes-Benz: Após ter surpreendido com o controverso design do novo Accelo que chegou com cara de Actros, a Mercedes mostrou na Fenatran 2024 duas propostas elétricas.

Uma com base no eActros e outra em linha com o compacto eCanter, conhecido como Fuso nos mercados asiáticos. O eActros é produzido na Alemanha e leves, no Japão e em Portugal.

Os modelos eActros 300 e eActros 400 que serão testados por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão leve, é uma solução para o segmento de transporte urbano.

Mercedes eActros
Mercedes eActros

Volkswagen: Após apresentar antecipadamente da Fenatran a chegada dos modelos extrapesados, VW Meteor e VW Constellation, a marca alemã apresentou na Fenantran 2024 mais uma novidade. Trata-se do conceito Meteor Hybrid, modelo com motor elétrico no eixo traseiro alinhado a um movido a biodiesel de 13 litros.

DAF: Para aumentar seu portfolio e oferecer mais opções de caminhões semipesados, a DAF entrou com novos modelos vocacionais, focados em construção, mineração e florestal, com modelos rígidos.

O CF Construção é o modelo direcionado ao setor, mas também poderá ser usado para atender o segmento agro. O veículo vem com motor PACCAR PX-7 com 310 cv e câmbio manual de 9 velocidades ou transmissão automatizada de 10 velocidades.

Veja também: Fenatran é adiada para 2022 devido à pandemia

Saiba mais: Veja como foi a Fenatran 2022

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados