Na Fenatran 2024, a montadora italiana também apresentou novidades. A Iveco apresentou uma nova operação para aluguel de caminhões, novidades no S-Way a gás e a combustão e ainda uma edição especial.
Além disso, a montadora ainda anunciou um investimento de R$ 510 milhões entre 2024 e 2028 no Brasil. O valor deve ir para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
Iveco Rental e Iveco SEU
Na última Fenatran, diversas montadoras apresentaram soluções para aluguel de caminhões, agora chegou a vez da Iveco, com o Iveco Rental. Os produtos da marca já estão disponíveis para essa modalidade.
Além do aluguel, no quesito serviços, a Iveco ainda apresentou o Iveco Seu (Software de Eficiência Único), um conceito novo de configurar não só o produto, mas o software de telemetria para cada aplicação.
Por meio do Control Room, a sala de controle da própria montadora que controla os veículos conectados da marca, a Iveco irá monitorar o uso dos caminhões, ‘aprendendo’ sobre as características específicas das operações dos clientes que optarem pelo serviço. Em seguida, será possível instalar remotamente um software customizado nos veículos da frota.
S-Way a gás e para produtos frágeis
Na linha de pesados, a Iveco vai expor em seu estande dois caminhões S-Way com novidades. O S-Way NG, movido a gás, agora terá autonomia de até 700km, mesma tendência apresentada pela Scania este ano. Ou seja, isso mostra como a solução a gás tem espaço no mercado brasileiro.
Já o Iveco S-Way a diesel chega na versão Suspensão a Ar, com destaque para uso em operações com carga frágil. O veículo vem com motor FPT Cursor 13, com injeção Common-Rail, que promete potência e torque elevados, mas também redução significativa de emissão de gases nocivos.
Edição especial
Assim como diversas montadoras, a Iveco guardou uma edição especial para apresentar na Fenatran 2024, a edição Metallica. Metallica é uma banda de rock, mundialmente conhecida, que agora tem uma parceria com a Iveco para essa edição especial.
A parceria tem foco no mercado europeu, mas Iveco separou 24 unidades dessa edição para vender em nosso país.
Tector 8×2
Já na linha média, a Iveco segue com os modelos Tector, que vão de 9 a 31 toneladas. A novidade agora é que a linha passa a contar com o modelo 8×2, com cabine leito – teto alto.
Os modelos têm uma nova grade frontal, que melhora a aerodinâmica. A linha passou ainda por redesign do para-choque para maior durabilidade e
resistência, enquanto o novo degrau de acesso facilita a entrada e saída da cabine.
Por dentro, a nova cama, com tecnologia semelhante à do S-Way, promete um descanso tranquilo. O Tector ainda vem equipado com climatizador integrado e faróis
de neblina.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.