Bimestre positivo em vendas. Veja os caminhões mais emplacados. Ou seja, no período, o mercado adquiriu 17.922 caminhões, volume 10,7% maior que o de um ano antes, marcado por 16.186 caminhões.
Logo, na comparação com o mesmo mês de 2024, quando os licenciamentos somaram 8.195 veículos, a alta foi de 6,8%.
Porém, quando as vendas são comparadas com janeiro de 2025, há recuo de 4,6%. Foram 9.170 contra 8.752.
Veja os caminhões mais emplacados
A expectativa para os próximos meses é impulsionada pela safra agrícola, que promete ser uma das mais expressivas dos últimos anos.
No entanto, o mercado alerta para o impacto das taxas de juros, que podem influenciar o ritmo de crescimento do setor.
Ônibus tem empurrão do Caminho da Escola
O programa Caminho da Escola impactou no início de 2025. Nos dois primeiros meses do ano, cerca de 900 unidades foram entregues.
Ou seja, 20% dos 4.566 emplacamentos registrados no período pertencem ao programa. O total no bimestre é de crescimento de 39,6% em relação ao mesmo período de 2024.
Em fevereiro, o mercado de ônibus registrou 2.375 emplacamentos, alta de 8,4% sobre janeiro e de 37,7% na comparação anual.
Se considerado todos os veículos
De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o número de emplacamentos de veículos, em fevereiro de 2025, atingiu 360.096 unidades, registrando um aumento de 12,8% em relação a fevereiro de 2024 e de 5,5% se comparado a janeiro de 2025.
Com isso, o acumulado do 1º. bimestre de 2025, que totalizou 701.520 unidades, registrou o melhor desempenho, no período, desde 2014.
Veja o ranking dos caminhões mais vendidos no 1º bimestre de 2025
- Volvo FH 540: 979
- VW Truck 11.180: 907
- Mercedes Accelo 1017: 771
- DAF XF 530: 697
- Volvo VM 290: 653
- Scania R 460: 557
- Mercedes Atego 1719: 514
- Volvo FH 460: 496
- Mercedes Atego 2429: 489
- DAF XF 480: 444

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.