quarta-feira, julho 17, 2024

A diferença entre quinta roda e estepe

Muita gente que não trabalha no trecho pode ter escutado o termo “quinta roda” e acabar confundindo com estepe. Se você tem dúvida sobre a diferença entre esses dois elementos que compõe ou acompanham o veículo, vamos explicar nesta matéria. 

Estepe

O estepe, nada mais é do que um pneu extra usado para substituir o pneu regular em alguma situação de emergência. Ele é mais leve que o pneu padrão, porque serve como um reserva e sua utilização é temporária. Tanto que a velocidade máxima para trafegar com ele é de até 80km/h. Esse componente é exigido pelo CTB (Código Brasileiro de Trânsito) como item de segurança para o veículo e deve constar em automóveis de passeio e para transporte de carga.

A diferença entre quinta roda e estepe
Estepe é o pneu reserva do veículo. Fica na parte de baixo do caminhão

Quinta roda 

A quinta roda é uma peça que serve para fazer o engate do cavalo mecânico no conjunto de carreta. Funciona assim: o pino central que fica na carreta acopla à quinta roda do cavalo mecânico e trava para evitar que ela se solte. Quando é um conjunto maior, por exemplo, o bitrem ou rodotrem, além da quinta roda do cavalo mecânico, o primeiro conjunto de carreta também tem a quinta roda que engata o conjunto seguinte e por aí vai. 

A diferença entre quinta roda e estepe
A quinta roda fica em cima da parte traseira do cavalo mecânico

Logo, qualquer cavalo mecânico do mundo tem que ter essa peça, e se a sua função é a que falamos anteriormente, ela não é necessária e nem obrigatória em veículos leves como nos de carga. Ficou clara a diferença entre quinta roda e estepe? Se ainda tem dúvidas, assista o vídeo abaixo que o Trucão explica a função da quinta roda

Veja mais sobre: Quanto ganha um caminhoneiro? Veja o salário dessa profissão

Por Jacqueline Maria da Silva 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados