quarta-feira, junho 19, 2024

Alerta para os caminhoneiros sobre o uso do GPS

Recentemente, vimos o caso da betoneira que tombou em uma rua na zona norte de São Paulo. Isso ocorreu porque o ambiente não era o adequado para a circulação daquele veículo. Não dá para afirmar se o motorista estava ou não usando o GPS (Global Position System) quando foi parar lá, mas essa é justamente uma das situações em que os caminhoneiros podem cair ao confiar demais nesse dispositivo. Por isso, veja esse alerta sobre o uso do GPS.

Quais os riscos para os caminhoneiros com o uso do GPS

O GPS é um instrumento usado para levar você para diversos lugares e ajuda a encontrar a rota mais rápida e fácil para trafegar. No entanto, é importante destacar que ele não é programado para diferenciar os tipos de veículos. Com isso, pode acabar indicando um trajeto viável para carros, mas não para caminhão.

É nessa que muita gente se dá mal e acaba entrando em locais que não comportam a robustez do pesado. Além de te levar para locais estreitos, existem pontos com viadutos que não permitem a passagem de caminhões altos. Outro risco é de cair em quiçassas, locais com mato e espinho que são difíceis de transitar que podem danificar o caminhão. 

Outro ponto de atenção são os locais com restrição de circulação para caminhões. Você pode, inclusive, consultar se há ou não restrições em diversos municípios em nosso site clicando aqui, mas essa informação não estará no GPS, que pode te jogar em um local desse e fazer você levar uma multa.

O GPS não está mapeado para caminhões e veículos de carga. Por isso, cuidado ao usá-lo em locais que você não conhece e não rode a noite sob orientação desse aparelho para evitar se perder ou se envolver em acidentes. 

No vídeo abaixo, o Trucão fala sobre a importância dos operadores de GPS mapearem os desvios também para veículos de carga, pois no Brasil existem caminhões de até 30 metros. 

Por Jacqueline Maria da Silva com informações de Trucão e Toco. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados