sexta-feira, novembro 22, 2024

ANTT anuncia nova redução nos valores da tabela do piso mínimo de frete de 2023

NotíciasANTT anuncia nova redução nos valores da tabela do piso mínimo de...

Nesta quarta-feira (26), a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) anunciou mais uma redução nos valores da tabela do piso mínimo de frete de 2023. É a quarta atualização este ano, sendo a terceira com diminuição dos valores do frete. O reajuste foi publicado no Diário Oficial da União pela Portaria 8/2023 do SUROC (Superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas) da ANTT. 

De quanto foi a redução na tabela do piso mínimo de frete?

De acordo com o SUROC, houve variação negativa nos valores em decorrência da retração do preço do diesel S10 de -5,08% na bomba. Esse dado é baseado no levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural), que detectou que o preço médio do óleo diesel S10 ficou em R$ 5,79 por litro no período avaliado, de 16 a 22 de abril. 

Desse modo, atingiu-se o gatilho para reajuste do piso mínimo de frete, que atualmente está em 5%. Com isso, os valores por operação ficaram da seguinte forma:

  • Tabela A – transporte rodoviário de carga de lotação – redução de 2,15%
  • Tabela B – veículo automotor de carga – redução de 2,44%
  • Tabela C – transporte rodoviário e carga lotação de alto desempenho – redução de 2,62%
  • Tabela D – veículo de cargas de alto desempenho – redução de 2,93%

Para saber os valores detalhados de cada operação de carga, clique AQUI.

Terceira redução do frete: Por que isso está acontecendo?

Dos quatro reajustes da tabela do piso mínimo do frete deste ano, essa é a terceira vez que o valor é reduzido. Na primeira, em janeiro, a queda foi de 3%. No terceiro reajuste houve categoria em que os valores reduziram quase 4%. E, agora, esses valores caíram quase 3% novamente. Com tanta redução, mesmo em um cenário de inflação e a economia ainda se equilibrando, fica a pergunta: Por que o valor da tabela frete do caminhoneiro só cai?

Gatilho do frete

Isso está acontecendo porque os reajustes citados acima seguem a Lei nº 14.445/2022, aprovada no governo de Jair Bolsonaro. Nela foi determinado um novo gatilho para reajuste da tabela quando os valores do diesel mudarem na bomba. Antes, esse gatilho era de 10%, a lei reduziu para 5%, ou seja, a cada mudança que cause oscilação do combustível de 5%, para mais ou para menos, como foi o caso, a tabela de frete é recalculada. 

Se o combustível só vem caindo, o que é uma boa notícia para quem trabalha no transporte, seria importante uma avaliação dessa lei. Isso porque o gatilho foi alterado para 5% pois na época havia muita oscilação de valores do diesel na bomba para cima, o que fazia o frete subir. Agora, o frete só tem caído e quem se prejudica é o estradeiro.  

Como calcular o frete?

O Pé Na Estrada possui uma calculadora exclusiva para cálculo do frete. Basta preencher as informações solicitadas no formulário sobre o tipo de carga, quilômetros rodados e quantidade de eixos. Clique na imagem abaixo para acessar a nossa calculadora de frete. É muito fácil de usar e gratuita.

Cálculo Frete

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da ANTT.

4 COMENTÁRIOS

  1. Ninguém paga valor de frete em cima da tabela, por isso é que vemos a nossa frota envelhecer e não ter a expectativa de renovação.

  2. Na questão do preço do frete é complicado né, exemplo sobem na tabela exemplo $1.00 e depois baixa $ 1.80 aí fica impossível trabalha . Estou parando com o transporte e mandando os motoristas embora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados