terça-feira, julho 23, 2024

Falta de combustível no trecho: posso receber multa por pane seca?

Ter problemas nas rodovias não é nada legal, não é mesmo? Ficar na mão por conta da falta de combustível pode ser algo muito perigoso aos usuários das vias, visto que a situação pode acabar gerando ocorrências no trecho. Por poder causar situações de risco nas pistas, o condutor envolvido está sujeito a receber multa por pane seca?

Posso ser punido por falta de combustível no trecho?

Posso ser punido por falta de combustível no trecho?
Imagem: PNE

De acordo com o CTB, o Código de Trânsito Brasileiro, sim, o condutor pode sofrer consequências pela pane seca em seu veículo. O problema pode pesar no bolso do motorista, pois a falta de combustível na via é considerada uma infração média, que rende quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 130,16. Confira o trecho do artigo 180 que cita as possíveis punições:

Art. 180

Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível:

Infração – média;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – remoção do veículo.

De acordo com a ARTESP, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo, houve redução de cerca de 17% no número de casos registrados na malha concedida do Estado de São Paulo, na comparação dos últimos dois anos. Em 2021, foram registradas 65.751 ocorrências frente a 54.735 em 2022 nos 11,1 mil quilômetros de rodovias concedidas sob gestão da Agência.

E caso aconteça a pane seca? Quais medidas tomar no momento?

E caso aconteça a pane seca? Quais medidas tomar no momento?
Imagem: PNE

Se ocorrer uma pane seca, os primeiros passos para o condutor é tomar algumas medidas de segurança como:

  • Tentar parar o veículo no acostamento ou na faixa da direita: Ao perceber que há uma falha no desempenho do carro, mude para a faixa da direita ou já vá para o acostamento;
  • Ligue o pisca alerta;
  • Coloque o triângulo na via: a pelo menos 30 metros do veículo (para que haja distância segura em relação aos demais veículos). Uma dica importante para aumentar a segurança é colocar o triângulo a uma distância correspondente à velocidade da via. Por exemplo: se a velocidade é de 80 Km/h, o triângulo deve ser colocado a 80 metros do veículo. Caso a velocidade seja de 100Km/h, coloque o triângulo a 100 metros;
  • Não fique dentro do veículo à espera de socorro: Aguarde uma brecha segura entre os veículos para atravessar e se dirija a um local seguro, como, por exemplo, atrás da defensa metálica ou barreira de concreto ou o mais longe possível da faixa de tráfego;
  • Acione a empresa que fará o reboque ou entre em contato com a concessionária: por meio dos telefones de emergência (callbox), aplicativos (WhatsApp) ou telefones 0800 solicitando auxílio;
  • Se o carro parar na faixa do meio, não se deve tentar empurrá-lo: Ligue o pisca alerta, saia do veículo

Programar a viagem é fundamental

Programar a viagem é fundamental
Imagem: PNE

Uma outra dica que ajuda a evitar transtornos nas vias é programar a viagem. Para saber, por exemplo, as condições do tráfego, basta acessar o site de cada concessionária, que traz informações gerais sobre as condições do trânsito e do tempo. Além disso, veja a localização de postos de combustíveis e as bases operacionais, que oferecem serviços aos usuários como guinchos, atendimento mecânico, sanitários e bebedouros.

Além disso, os sites das concessionárias também disponibilizam os telefones 0800 e o contato via WhatsApp (para as concessionárias que oferecem esse serviço), que trazem as condições de trânsito e fazem o atendimento aos motoristas em casos de socorro ou para informações gerais.

O cálculo da distância entre o ponto de partida e o destino é outra dica básica, mas fundamental, para saber, exatamente, qual será o consumo do combustível e evitar a indesejável pane seca.

Por fim, é importante citar que o condutor deve manter a manutenção do veículo em dia, pois a falha em algum componente pode levar ao gasto excessivo de combustível, o que irá interferir na autonomia. Assim, o carro irá percorrer um trecho menor do que o previsto pelo motorista.

Pedro Trucão também já falou no canal Trucão & Toco sobre os perigos e problemas gerados pela pane seca. clique no vídeo abaixo e confira:

 

Veja também: Como ser caminhoneiro? Passo a passo para quem está começando

Por Daniel Santana com informações da Artesp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados