A ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, aprovou, nesta última quarta-feira (20), o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) para o trecho concedido das BR-116/465/493/RJ/MG. A medida afeta especificamente duas praças de pedágio da BR-116 no Rio: P4 (Viúva Graça) e P5 (Viúva Graça B), sob a gestão da EcoRioMinas Concessionária de Rodovias S.A. A decisão está disponível na edição de quarta do Diário Oficial da União.
Os reajustes na BR-116 no Rio
De acordo com a Agência, o reajuste está em conformidade com a legislação pertinente e determina uma alteração na tarifa de pedágio, que passa a ser fixada em R$ 0,15592 por quilômetro.
Além disso, será aplicado um Índice de Reajustamento Tarifário (IRT) de 1,15753, equivalente a um aumento de 6,08%, correspondente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período.
Com essas mudanças, a Tarifa de Pedágio reajustada, sem arredondamento, será de R$ 16,01884. Este reajuste entrará em vigor a partir da data-base de reequilíbrio contratual de 22 de março de 2024, ou seja, 0 hora da próxima sexta-feira.
Cálculo diferente do pedágio
Vale destacar que os veículos com mais de oito eixos terão um cálculo diferenciado para a tarifação. Nesse caso, será adotado o Multiplicador de Tarifa equivalente à categoria 10, acrescido do resultado da multiplicação entre o Multiplicador de Tarifa correspondente à Categoria 1 e o número de eixos excedentes. Motocicletas são isentas do pagamento.
Confira abaixo a tabela com as tarifas das praças P4 e P5
Por Daniel Santana com informações da ANTT