ANTT aprova reajuste tarifário em duas praças de pedágio da BR-116 no Rio

A ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, aprovou, nesta última quarta-feira (20), o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) para o trecho concedido das BR-116/465/493/RJ/MG. A medida afeta especificamente duas praças de pedágio da BR-116 no Rio: P4 (Viúva Graça) e P5 (Viúva Graça B), sob a gestão da EcoRioMinas Concessionária de Rodovias S.A. A decisão está disponível na edição de quarta do Diário Oficial da União.

Os reajustes na BR-116 no Rio

De acordo com a Agência, o reajuste está em conformidade com a legislação pertinente e determina uma alteração na tarifa de pedágio, que passa a ser fixada em R$ 0,15592 por quilômetro. 

Além disso, será aplicado um Índice de Reajustamento Tarifário (IRT) de 1,15753, equivalente a um aumento de 6,08%, correspondente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período.

Com essas mudanças, a Tarifa de Pedágio reajustada, sem arredondamento, será de R$ 16,01884. Este reajuste entrará em vigor a partir da data-base de reequilíbrio contratual de 22 de março de 2024, ou seja, 0 hora da próxima sexta-feira.

Cálculo diferente do pedágio

Vale destacar que os veículos com mais de oito eixos terão um cálculo diferenciado para a tarifação. Nesse caso, será adotado o Multiplicador de Tarifa equivalente à categoria 10, acrescido do resultado da multiplicação entre o Multiplicador de Tarifa correspondente à Categoria 1 e o número de eixos excedentes. Motocicletas são isentas do pagamento.

Confira abaixo a tabela com as tarifas das praças P4 e P5

Confira abaixo a tabela com as tarifas das praças P4 e P5
Divulgação: ANTT

Veja Também: Começa a cobrança de pedágio por eixos suspensos nas rodovias de SP da Arteris Intervias

Por Daniel Santana com informações da ANTT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados