quarta-feira, julho 17, 2024

Alcoa apresenta novas rodas de alumínio

Alcoa apresenta novas rodas de alumínio. Muitos frotistas recorrem as rodas mais leves para otimizar combustível e aumentar a capacidade de carga. Estudos mostram que as principais despesas para o motorista ou empresa estão no consumo de combustível e no uso dos pneus.

Uma das saídas para reduzir cerca de 4% do uso de óleo diesel e de 10% do uso dos compostos está em aplicar rodas de liga mais leve no lugar das de aço.

Leia mais: A nova transferência digital do Detran-SP

Nos EUA e na Europa, por exemplo, este hábito é muito comum e no Brasil, uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) identificou que o uso de rodas de alumínio é uma das principais tecnologias encontradas pelos frotistas para aumentar a autonomia da frota e reduzir consequentemente o consumo de combustível.

O segredo do sucesso está no fato de as rodas feitas com o metal nobre deixarem o veículo em média 500 kg mais leve, algo em torno de 30 kg por roda. Se a conta com o caminhão descarregado já é vantajosa, imagine quando se consegue reverter o peso conquistado em carga, aumentando a capacidade para meia tonelada de grãos ou de produtos.

Leia mais: Indústria de implementos rodoviários fecha primeiro bimestre em alta

Outra conta feita por especialistas é que, por dissipar melhor o calor, o alumínio preserva superiormente as lonas e pastilhas dos veículos, além de contribuir para um menor consumo dos pneus.

Além dos argumentos da autonomia e do consumo dos pneus, os modelos em alumínio são 40% mais resistentes e não exigem retoques de pinturas, reduzindo o custo operacional de operação em 30%.

Rodas Alcoa
Alcoa lança rodas de alumínio mais leves

Alcoa apresenta novas rodas

Trata-se do modelo de 8,25” x 22,50” com capacidade de carga de 3.750 kg, a maior capacidade disponível no mercado na categoria de rodas ultraleves para veículos comerciais.

Aprimorando a geração anterior, a nova Ultra ONE® apresenta uma redução significativa de peso, ao mesmo tempo, em que ganha resistência 17% superior às atuais ligas disponíveis no mercado.

A capacidade de carga de até 3.750 kg atende às necessidades de operações que demandam maior resistência sem sacrificar a redução de peso em comparação com rodas de aço e outras de alumínio atualmente comercializadas no mercado regional.

“A Alcoa Wheels está atenta às necessidades do mercado sul-americano de transporte comercial. A nova roda forjada de alumínio Ultra ONE para aplicações severas representa mais um avanço tecnológico que ajudará nossos clientes a transportar mais carga por viagem sem comprometer a segurança na operação de seus veículos”, afirma Rodrigo Leal, diretor-presidente da Alcoa Wheels para a América do Sul e África do Sul.

Por Rodrigo Samy, com informações da Alcoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados