A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou o aumento da tarifa de pedágio da BR-101, em Santa Catarina (SC). A Agência publicou a decisão no Diário Oficial da União desta quarta (3) por meio da Deliberação 127, reajustando a TBP (Tarifa Básica de Pedágio) da rodovia. Quem administra o trecho da BR em Santa Catarina é CCR Via Costeira.
Valor de reajuste do pedágio da BR-101
O aumento seria de 4,65% na tarifa de pedágio da BR-101/SC, percentual positivo corresponde à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que é usado como referência para o reajuste. Contudo, a ANTT autorizou o aumento de 4,17%, porque considerou outros itens para reajuste como inexecuções contratuais por parte da concessionária.
Com isso, a tarifa básica para veículo de categoria 1 passou de R$2,40 para R$2,50, nas praças de pedágio P1 (Laguna), P2 (Tubarão), P3 (Araranguá) e P4 São João do Sul). Os novos valores entram em vigor hoje (5 de maio). Confira as tarifas de pedágio para todos os tipos de veículos.
Saiba também como funciona a tarifa de pedágio no modelo free flow no vídeo abaixo. Neste episódio de Trucão e Toco, os apresentadores tiram todas as dúvidas sobre esse sistema de tarifação.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da ANTT.