terça-feira, outubro 22, 2024

ANTT tem fiscal preso por suspeita de receber propina para liberar veículos

NotíciasANTT tem fiscal preso por suspeita de receber propina para liberar veículos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) teve um fiscal preso, acusado de cobrar propina para liberar veículos. 

Logo, segundo as investigações, o fiscal e a sua mulher movimentaram juntos um volume acima de R$ 380 mil, entre 2020 e 2021.

ANTT tem fiscal preso por suspeita de propina

Ambos estão sendo indiciados por crime de corrupção passiva, com penas que podem chegar a 24 anos de cadeia.

A prisão e a ação da Polícia Federal aconteceu no Rio de Janeiro, cidade em que as supostas propinas aconteciam e onde vivem os suspeitos.

O que diz a ANTT sobre o caso do fiscal preso

Em relação à operação da Polícia Federal, a ANTT esclarece que os servidores envolvidos já estavam afastados de suas respectivas funções.

Com isso, a agência enfatiza que, atualmente, com os novos sistemas implementados, incrementando a fiscalização eletrônica e com governança e supervisão das equipes de fiscalização, as ocorrências relatadas não ocorrem mais.

Como a investigação sobre o caso do fiscal começou?

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promoveu, em 2022, audiência pública para debater a operação.

Na época, o autor do pedido para realização da audiência, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), citava a investigação da PF para apurar recebimento de propina por servidores da ANTT.

“É necessário que seja verificado se tais fatos se restringem apenas a essa investigação ou se existem outros fatos que estejam sendo avaliados pela ANTT, especialmente quanto as medidas que estão sendo adotadas pela agência para impedir fatos similares”, disse o deputado.

Quem da ANTT foi convocado na ocasião? 

Na ocasião, foram convidados para o debate o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues; e a subsecretária de Governança e Integridade do Ministério da Infraestrutura, Fernanda Costa de Oliveira.

Veja mais: Pesquisa da ANTT ouve quase 1.500 para melhorar pontos de parada

Saiba mais: ANTT pede sugestões para mudanças no cálculo da tabela de piso de frete

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados