Pesquisa da ANTT ouve quase 1.500 caminhoneiros para melhorar pontos de parada e descanso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) ouviram mais de 1.500 caminhoneiros em uma pesquisa que busca aprimorar os Pontos de Parada e Descanso (PPDs) ao longo das rodovias federais.

De acordo com a ANTT, os resultados dessa iniciativa visam contribuir para a melhoria desses locais, tornando-os mais seguros, confortáveis e eficientes para os caminhoneiros em todo o Brasil, além de auxiliar na regulamentação do tema.

Como foi montada a pesquisa ANTT-CNTA?

O levantamento, intitulado pelos órgãos como “Como seria um PPD ideal?”, contou com mais de 40 perguntas nos temas: higiene, limpeza, alimentação, comunicação, descanso, segurança e serviços. Cada item questionado poderia ser classificado pelos entrevistados como pouco importante, importante ou muito importante, seguindo seu parâmetro pessoal de prioridade aos assuntos. Entre os temas estiveram:

Segurança

O monitoramento por câmeras e vigilantes nos pontos de parada e descanso foi considerado muito importante por 66% dos caminhoneiros. Nessa classificação, também despontaram os itens iluminação (65%), estacionamentos cercados (64%), manutenção do pavimento (63%) e cadastro dos usuários (61%). Todas as questões relacionadas à segurança tiveram ainda índices superiores a 30% na classificação importante e inferiores a 3% na classificação pouco importante. Isso reforça a preocupação do caminhoneiro com a própria proteção nos PPDs.

Segurança
Divulgação: CNTA 

Descanso

Metade dos caminhoneiros classificou como muito importante haver uma sala de descanso nos PPDs. Varanda com bancos (46%) e televisão coletiva (44%) também despontaram nesse nível de classificação. Já a existência de redários teve a maior quantidade de respostas como importante (41%), e 22% a avaliaram como pouco importante. O item área de diversão (sinuca, totó) foi classificado por 32% dos caminhoneiros como pouco importante; 36% como importante.

Descanso
Divulgação: CNTA

Higiene Pessoal

A questão do banheiro com chuveiro com água quente foi considerada como muito importante por 86% dos caminhoneiros (tanto banheiro masculino como feminino), o maior percentual da pesquisa nesse nível de classificação. Outros 13% a consideraram ainda como importante, e menos de 1% como pouco importante.

Higiene Pessoal
Divulgação: CNTA

Alimentação

No tema alimentação, restaurante e lanchonete em pontos de parada e descanso lideraram a preferência e foram considerados, respectivamente, por 68% e 66% como muito importante. Também foram classificados assim, mas com percentuais menores, refeitório (56%), cozinha (49%), fogão (46%) e micro-ondas (44%). Por outro lado, 49% dos caminhoneiros avaliaram churrasqueira como pouco importante, o maior índice dessa classificação na pesquisa.

Alimentação
Divulgação: CNTA

Pontos essenciais para mulheres

Três itens foram inseridos ainda para avaliar exclusivamente a importância de mais segurança para mulheres, sejam caminhoneiras ou esposas de caminhoneiros. Nas três perguntas, a classificação muito importante apresentou os maiores percentuais: distância maior entre banheiros masculinos e femininos (66%); vagas exclusivas para motoristas mulheres mais próximas do prédio (64%); e vagas exclusivas para mulheres (63%).

Pontos essenciais para mulheres
Divulgação: CNTA

Para acessar este e outros pontos abordados pela pesquisa, clique aqui e veja o estudo na íntegra.

A obrigatoriedade dos pontos de parada e descanso e as diferenças entre os espaços

A obrigatoriedade dos pontos de parada e as diferenças entre os espaços
Imagem: PNE

Conforme a Lei 13.103/2015, os motoristas têm direito a esse descanso. Sendo assim, as rodovias deveriam dispor desses pontos para que os viajantes estejam descansados na direção, evitando acidentes, muitas vezes fatais.

Existem dois termos utilizados para destacar as áreas de descanso (Pontos de Apoio e Descanso e Área de Descanso para Caminhoneiros). A fim de facilitar a compreensão, o site do Pé Na Estrada sempre trata em suas matérias com os seguintes termos:

  • Pontos de Apoio e Descanso como áreas cadastradas com essa finalidade;
  • Área de Descanso para Caminhoneiros como espaços construídos pelas concessionárias.

Lembrando que para o Ministério dos Transportes não existe essa separação, logo, no site do governo você encontrará todos com o nome de pontos de parada e descanso. Ainda segundo o órgão, os PPDs concessionados, construídos ou cadastrados, são de responsabilidade da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), já os localizados em rodovias públicas são de responsabilidade do DNIT (Departamento de Infraestrutura do Trânsito).

Pátio de posto x ponto de parada – Programa PNE

Ao final de cada viagem, o que o motorista precisa é descansar. É o que diz a lei e o que pede o corpo. Mas, parar onde? A falta de pontos de parada para receber o caminhoneiro gera um grave problema de saúde e de segurança nas nossas rodovias. Muitas vezes, à primeira vista, o refúgio são os postos de combustíveis, mas eles são de propriedade particular, gerando conflitos entre as partes. Conversamos com caminhoneiros, que reclamam da recepção hostil, e donos de postos que explicam por que condicionam o estacionamento ao abastecimento.

Veja Também: Ponto de parada para descanso – Rodovia dos Bandeirantes

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