Na última semana, a ARTESP, Agência de Transporte do Estado de São Paulo e a concessionária ViaOeste liberaram 2,3 quilômetros de trecho duplicado na Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
A Duplicação
Os trechos duplicados foram liberados no último sábado (16) e ficam localizados entre o km 46+500 e o km 47+800 e do km 55+900 ao km 56+900, sentido capital, no município de São Roque. Foram liberadas duas faixas de rolamento, acostamento e barreira no canteiro central.
Para realizar a obra, a concessionária realizou atividades de terraplenagem, implantação de estruturas de contenção, execução de pavimentação, obras de arte corrente e drenagem, defensas metálicas e barreira rígidas, sinalização horizontal e vertical e revestimento vegetal.
A liberação faz parte das obras de duplicação da Raposo Tavares, entre Vargem Grande e São Roque e entre Mairinque e Sorocaba. As obras contemplam mais de 36 quilômetros e incluem a duplicação dos contornos de Brigadeiro Tobias e São Roque, além de 12 dispositivos de acesso e retorno e transposição municipal.
Pavimento novo na Raposo Tavares
As condições asfálticas da Raposo Tavares são motivo de discussões e reclamações há um tempo. Em 2021, o Pé Na Estrada visitou o trecho entre Itapetininga e Angatuba, e constatou melhoras na pista. Mas nem sempre foi assim: motoristas relatam como o trajeto, que não tinha condições de rodagem, trazia prejuízos para o cargueiro. Aproveite o piso novo, mas cuidado com a velocidade.
Por Daniel Santana com informações da Artesp