As rodovias do Paraná agora possuem fiscalização de peso para veículos de carga (caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e micro-ônibus). O funcionamento das balanças para pesagem estão previstas no CTB (Código de Transito Brasileiro) e serão administradas pela superintendência do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) de cada região do estado.
Rodovias com balança de pesagem
As balanças estão operando em diversas regiões do estado.
- Oeste do Paraná: PR-317, PR-488 e PRC-467;
- Sudoeste do Paraná: PRC-280 e PR-483, sendo cinco pontos de pesagem;
- Leste do Paraná: PR-408, PR-412, PR-092 e PR-151, sendo quatro balanças operando e duas para iniciar a operação de pesagem;
- Centro-oeste do Paraná: PR- 151, PR-160 e PRC-466, sendo quatro balanças nessa região.
De acordo com a Revista Caminhoneirto, nos próximos meses as cinco regionais do DER-PR terão praças ativadas.
Balança estática X balança por movimento
A balança instalada nas rodovias do Paraná é do modelo estático, ou seja, aquela que fica no chão e o condutor deve passar com o veículo sobre ela para identficar o excesso ou não de peso. Apesar de ajudar na fiscalização da carga, esse tipo balança não impede que o condutor passe pelo pedágio carregado com eixo levantado, para não pagar a tarifa adequada.
Tentando evitar tal situação, a CCR RioSP está testando, na Via Dutra, balanças que agem com o carro em movimento. A previsão é de que esses aparelhos comecem a funcionar ainda em março. Fizemos uma matéria sobre o assunto, leia clicando AQUI.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Revista Caminhoneiro.