A BYD, mais uma vez, surpreendeu o mercado ao revelar uma picape para concorrer com a Ford F-150 Lightning, Tesla Cybertruck, Chevrolet Silverado EV, entre outras.
Com 5,45 metros de comprimento, 1,9 metros de largura e 3,26 metros de entre-eixos, a picape surgiu em imagens com pouca camuflagem.
Até agora sem um nome de batismo, a utilitária deve ser lançada oficialmente no segundo semestre de 2024.
Os mercados escolhidos pela marca chinesa para o início da distribuição são: Austrália, Sul da Ásia e América Latina, regiões onde o segmento é aceito. O possível motor é um de 480 cv, equivalente a um V8 de 4.0L.
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Outro recurso confirmado é a câmera de 540º, a tecnologia permite que os motoristas monitorem sem esforço a parte inferior do veículo, proporcionando uma visão clara da colocação dos pneus, das superfícies da estrada e de quaisquer detritos pontiagudos em terrenos desafiadores.
Ao oferecer essa visibilidade abrangente, ele ajuda os motoristas a escolher caminhos mais seguros e reduz significativamente o risco de danos ao chassi e aos pneus ao estacionar.
Mercado de picapes no Brasil e no mundo
Segundo análises da própria BYD, nas classificações globais de vendas de carros de 2022 em 139 países e regiões, as caminhonetes surgiram como os modelos mais vendidos em 39 desses territórios.
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O mercado global de picapes até está pronto para um crescimento significativo. Em 2023, por exemplo, as picapes foram responsáveis por 17,2% do total das vendas de veículos no México de um mercado que vendeu um pouco mais de 1,3 milhão de unidades.
Ao longo do ano, o mercado mexicano testemunhou a venda de 233.601 novas picapes, marcando um aumento de 25% em comparação com os números do ano anterior para o setor.
Um fator determinante é que as caminhonetes podem transportar cargas e, ao mesmo tempo, atender às necessidades de deslocamento urbano, o que as torna ideais tanto para fins pessoais quanto comerciais.
No entanto, há uma seleção limitada de modelos que equilibram com sucesso a utilidade comercial com o conforto dos passageiros. Com isso, também torna-se crucial oferecer uma experiência premium aos passageiros que atenda às necessidades de uso diário.
Por Rodrigo Samy, com informações da BYD
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.