O segmento de caminhão mostra sinais de recuperação, mas ainda enfrenta um cenário de queda acumulada nas vendas.
Em setembro de 2025, por exemplo, houve alta de 8,79% em relação a agosto de 2025, o que indica uma melhora momentânea no ritmo de emplacamentos.
No entanto, na comparação com setembro de 2024, o resultado é negativo, com retração de 14,09%.
Caminhão marca no acumulado mais de 7% negativo
No acumulado do ano, o setor registra queda de 7,58% frente ao mesmo período de 2024.
Esses números revelam que, embora o mês de setembro tenha sido mais favorável, o mercado de caminhões ainda não conseguiu retomar o fôlego.
Outro ponto é que setores-chave da demanda, como a indústria de transformação, o agronegócio e a construção civil, seguem com desempenho enfraquecido, o que impacta diretamente na procura por veículos pesados.
Em síntese, o mercado de caminhões vive uma recuperação técnica, mas não estrutural: o avanço pontual de setembro não representa uma tendência consolidada, e o setor ainda depende de melhorias no crédito e da retomada da atividade econômica para voltar a crescer de forma consistente.
A projeção de unidades vendidas para o fechamento do ano é de 127.500 emplacamentos.
O mercado de implementos rodoviários encerrou os nove primeiros meses de 2025 com queda de 5,62% nas vendas, totalizando 111.361 unidades, ante 117.994 no mesmo período de 2024.
Implementos acompanham o mesmo ritmo dos caminhões
Segundo a Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), o resultado, semelhante à retração acumulada até agosto (5,5%), pode indicar que a fase de recuo começa a se estabilizar.
Os dados da associação mostram que os implementos pesados, representados por reboques e semirreboques, continuam puxando o resultado geral para baixo.
Até setembro, foram 53.663 unidades emplacadas, uma retração de 20,42% em relação às 67.429 registradas um ano antes.
Em contrapartida, o segmento de carrocerias sobre chassi segue em alta. De janeiro a setembro, foram entregues 57.698 unidades, o que representa um crescimento de 14,11% sobre o volume de 50.565 registrado no mesmo período de 2024.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.