Veja como fazer a revalidação do seu RNTRC suspenso

DicasVeja como fazer a revalidação do seu RNTRC suspenso

Existe uma forma de fazer a revalidação do RNTRC de forma gratuita e online. O Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas é essencial para atuar no transporte, é através dele que a ANTT fiscaliza e garante a legalidade da operação.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres alerta que a situação “Suspenso Cautelarmente” no RNTRC acontece quando o transportador não realiza a Revalidação Ordinária dentro do prazo definido. Nessa condição, o transportador não está apto a realizar Transporte Remunerado de Cargas.

 

Revalidação Ordinária é necessária

Geralmente a Revalidação Ordinária é feita automaticamente, mas às vezes é necessário fazê-la para garantir que o RNTRC fique ativo. Desde a Resolução ANTT nº 5.982, o Registro passou a ter validade indeterminada.

Apesar de não existir mais um cronograma de Revalidação Ordinária por conta da determinação de setembro de 2022, os transportadores devem consultar o sistema RNTRC Digital para verificar se há alguma pendência em seu cadastro, mesmo a ANTT realizando a atualização de dados e a verificação de requisitos de forma automatizada.

A boa notícia é que a reativação é simples, rápida e gratuita. O transportador pode resolver a pendência de duas formas: acessando o RNTRC Digital ou comparecendo a um Ponto de Atendimento credenciado de acordo com a sua categoria (TAC, ETC ou CTC).

  • TAC: Transportador Autônomo de Carga
  • ETC: Empresa de Transportes de Carga
  • CTC: Cooperativa de Transportes de Carga

Além do caso de suspensão cautelar, a reativação também está disponível para transportadores que tenham o registro em situação “Suspenso”, “Vencido” ou “Cancelado”, desde que possuam pelo menos um veículo automotor cadastrado em sua frota.

 

Falta de seguro para terceiro pode acabar com suspensão do RNTRC

Recentemente, o Pé na Estrada reportou que a falta de seguro para terceiro poderia acarretar suspensão do RNTRC. A ANTT começou a fiscalizar a falta de seguro RC-V, além de outros seguros como RCTR-C e RC-DC, com punição de suspender o Registro.

Esses seguros são obrigatórios para a transportadora realizar a operação e não são de responsabilidade do caminhoneiro autônomo.

Essa fiscalização está respaldada pela Portaria SUROC nº 27, de 7 de agosto de 2025.

 

Veja mais: Guia do RNTRC digital: Saiba tudo sobre o cadastro online do transportador

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados