O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) lançou no dia 3 de março um curso de capacitação para mulheres que desejam ser transportadoras de carga. A formação é destinada aquelas que já possuam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E e tem como objetivo formar condutoras caminhões e carretas.
Além dos critérios acima, as candidatas devem ter o ensino fundamental completo, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir e não ter experiência em carteira como motorista. Mais informações no edital.
Como funcionará a formação?
Esse treinamento faz parte do projeto de Capacitação Especializada para a Segurança na Operação do Transporte de Carga e foi lançado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Uma parceria da SEST SENAT que custeou o curso para as alunas selecionadas e pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (FABET) onde acontecerão as aulas, na sede em Mairinque, São Paulo. Os gastos com deslocamento, hospedagem e alimentação ficarão sob responsabilidade das estudantes.
No total serão 12 dias consecutivos de aulas com uma carga horária de 112 horas, divididas em 8 módulos. Nas aulas práticas serão abordados conceitos de segurança e direção econômica. São 56 vagas e as selecionadas serão divididas em 4 turmas:
- Turma 1: de 4 a 15 de abril
- Turma 2: de 18 a 29 de abril
- Turma 3: de 9 a 20 de maio
- Turma4: de 30 de maio a 10 de junho
As inscrições terminam 18 de março e podem ser feitas por esse link. Atenção, alguns documentos deverão ser anexados ao formulário de inscrição: cópia da carteira de trabalho, documento de identificação e comprovante de escolaridade.
Mercado de trabalho para transportadoras de carga
Uma pesquisa feita por nossa equipe, com dados dos DETRANs de vários estados, mostrou que do total de condutores habilitados na categoria C, D e E, 95% são homens e 5% são mulheres, sendo que apenas metade delas exerce atividade remunerada. Um debate que abordamos no podcast especial em comemoração do Dia Internacional da Mulher.
Em contrapartida, o ano pode trazer novas perspectivas no cenário para as mulheres, pois em 2021 houve um saldo positivo de quase 80% no número de contratações para o setor de transporte rodoviário, como não ocorria há 9 anos, que segundo especialista sofre com diminuição de mão de obra.
O Trucão Pé na Estada também dá uma forcinha para que você ingresse no mercado de trabalho. Veja como:
Vagas no setor de transporte
Você pode conferir vagas no setor de transportes clicando na aba de oportunidades do nosso site, em seguida no item opções e vagas e agregamentos, conforme demonstração abaixo.
Cadastro de currículo
Em nosso site, você também pode anexar seu currículo para que outras empresas busquem pelo seu perfil. Para isso, basta acessar a aba oportunidades no site e escolher a opção currículos disponíveis e preencha o formulário que fica do lado esquerdo da tela em “envie seu currículo”. Importante: não coloque informações sensíveis nesses campos, como seus documentos e endereço.
Calcular frete
Se está começando na área e quer saber como calcular seu frete clique na imagem abaixo
Por Jacqueline Silva com informações do SEST/ SENAT