Neste dia 09 de julho é dia da Revolução Constitucionalista em São Paulo, portanto confira como funcionará a circulação de caminhões. Apesar do feriado ser no estado de São Paulo, a capital é que mais tem restrições de caminhões.
Com isso, se você terá que rodar na quarta-feira pela cidade paulistana, não esqueça de verificar por onde e quais horários passar.
Restrições do feriado em São Paulo
Quando tem um feriado nacional, geralmente a Polícia Rodoviária Federal publica as restrições para caminhões nas rodovias federais, ainda mais quando o feriado é prolongado, igual o último de Corpus Christi.
Normalmente, a cidade de São Paulo não aplica as restrições da Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC) em feriados. Além disso, o rodízio municipal também não é válido para os veículos nesses dias, conforme estabelece a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Como a ideia da restrição é evitar acidentes e congestionamentos, priorizando a segurança e a fluidez do tráfego para todos os usuários das vias, a prefeitura de São Paulo costuma liberar a circulação em feriados como este, que cai no meio da semana.
No entanto, é preciso ficar atento ao local e o tipo de veículo que irá circular. Como em cada cidade tem um tipo de restrição, o Pé na Estrada preparou um mapa de restrição para ajudar o caminhoneiro nessa jornada.
O mapa pode ser acessado por aqui selecionando a cidade de destino que determinará as vias e horários que não podem ser trafegados.
O usuário pode acessar o link também para conferir que tipo de veículo pode circular, como no caso dos Veículos Urbanos de Cargas (VUC).
Restrição para caminhões com carga perigosa
Recentemente o Pé na Estrada divulgou a mudança de restrições para quem transporta carga perigosa.
A CET ampliou os horários de ZMRC apenas para cargas perigosas na Marginal Tietê e outras vias que compõem o mini-anel viário.
O mini-anel viário em São Paulo define a área de restrição de circulação para veículos, geralmente conhecida como Centro Expandido.
As marginais Tietê e Pinheiros, além de avenidas como Salim Farah Maluf, Afonso d’Escragnolle Taunay, Bandeirantes, entre outras, delimitam essa área.
Em casos de mais dúvidas em relação à circulação, ao tipo de carga ou veículo em São Paulo, o telefone 156 está disponível para contato com a CET 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Veja mais: Você sabe o que é AET? Tire essa dúvida agora

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.