sexta-feira, março 29, 2024

Concessão da Ferrogrão pode sair do papel

Na última sexta-feira, 10, o projeto de concessão da Ferrogrão foi protocolado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A ferrovia vai de Sinop/MT a Itaituba/PA.

Relembre: ANTT antecipa concessão ferroviária da Malha Paulista

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Concessão da Ferrogrão pode sair do papel | Imagem: CNT

Cabe agora ao TCU a análise da documentação para a publicação do edital de licitação a ser publicado ainda em 2020.

Com a Ferrogrão, poderá sair do papel o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte. Com 933 km de extensão, a nova malha será essencial para o escoamento da produção de milho, soja e farelo de soja do estado do Mato Grosso.

Atualmente, mais de 70% da safra de grãos matrogrossense é escoada pelos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR), a mais de 2 mil km de distância da origem.

Prevê-se, ainda, o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados do petróleo. São esperados aportes financeiros na ordem de R$ 8,4 bilhões no projeto de concessão.

A expectativa, também, é que o empreendimento alivie as condições de tráfego na BR 163 no Pará, diminuindo o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção.

Em um webnário, que também ocorreu na sexta-feira, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, falou que o plano do ministério é ter o setor privado como protagonista na infraestrutura e ampliar a participação do modo ferroviário na matriz de transportes.

“A estratégia ferroviária pretende reequilibrar a matriz de transportes e dobrar a participação do modo ferroviário em 8 anos, a partir dos investimentos planejados e plantados”, declara Freitas. Hoje, o modal ferroviário corresponde a 15% da matriz de transporte brasileira. O ministro indicou que o objetivo é chegar a 30% nos próximos anos.

 

Adaptado de CNT

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