O Contorno Viário com 50 quilômetros de extensão, deve ser inaugurado no segundo semestre, de acordo com a Concessionária Arteris.
O anúncio atual é resposta para um novo adiamento, uma vez que o Contorno Viário, que liga Biguaçu até Palhoça, estava previsto para setembro de 2023.
Como será esse Contorno Viário de Florianópolis?
O Contorno Viário de Florianópolis – Santa Catarina terá o nome de Contorno da BR-101/SC. A rodovia iniciará no km 0, na localidade do Rio Inferninho, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, e terminará no km 50, no bairro Pacheco, em Palhoça.
O objetivo do projeto é desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da Grande Florianópolis. O traçado passa pelos municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça. O começo será no km 177, rio inferninho, em Biguaçu, até o km 250, bairro Pachecos, em Palhoça.
A extensão de 50 quilômetros de pista dupla terá 5 pontes, 6 trevos, 2 viadutos, 4 duplos e 20 passagens em desnível. O Contorno, que iniciou as obras em abril/201Govern5, terá um investimento total de 3,9 bilhões previstos e irá passar pelas rodovias estaduais SC-408 e SC-407.
A rodovia terá velocidade operacional de 100 km/h e está sendo construída de forma a não ter aclives ou declives acentuados, sendo mais plana e tendo somente curvas suaves, evitando a necessidade de reduções de velocidade e garantindo a característica de corredor expresso.
Confira o andamento da obra:
Atraso na entrega da obra
Segundo a Arteris Litoral Sul, o andamento da obra está em 89,31% e garante a entrega para julho deste ano. Conforme monitoria da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), os principais fatores para o atraso são de 20,0% em desapropriação, 40,0% em Projetos e Estudos e 20,0% em Licenciamento Ambiental.
Em nota a Arteris Litoral Sul, respondeu:
“A maior concentração dos trabalhos está no trecho sul, em Palhoça, com 1.563 trabalhadores e 250 equipamentos pesados na região. Entre as atividades em execução no município, destaque para a terraplanagem, pavimentação, serviços de drenagem e atividades nas obras de arte especiais, como viadutos e trevos.
Já nos trechos norte e intermediário, as obras civis estão praticamente concluídas e os trabalhadores atuam com paisagismo e instalação de sinalização vertical e horizontal.
Em relação aos quatro túneis da obra, três deles já estão com a pavimentação concluída e seguem em fase de instalação dos dispositivos de segurança. Somente o Túnel 2 está sendo pavimentado e, em paralelo, recebe a instalação dos equipamentos de segurança”.
Quais as vantagens dos anéis viários?
Os anéis viários, também conhecidos como anéis rodoviários ou cinturões viários, são estradas que circundam áreas urbanas e metropolitanas, proporcionando uma série de vantagens para o tráfego e o desenvolvimento urbano.
Os anéis viários são cruciais para o transporte de mercadorias e carga, pois permitem que veículos pesados evitem áreas urbanas densas, melhorando a eficiência logística. No entanto, é importante notar que o sucesso do anel viário depende de um planejamento adequado, manutenção eficiente e consideração das necessidades locais.
Conclusão da Obra
O Contorno Viário de Florianópolis é a maior obra de infraestrutura rodoviária do Brasil e trará benefícios para o tráfego catarinense, indica a Arteris.
Esse projeto está próximo de ser finalizado, fique de olho no Pé na Estrada e nos siga na página do Instagram para saber mais.
Por Thaís Corrêa com informações da Arteris
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.