ANTT autoriza reajuste da tarifa de pedágio na Autopista Litoral Sul (BR-116/376/PR e BR-101/SC)

A ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, publicou no Diário Oficial da União da terça-feira (1/8) a Deliberação nº 235, que aprova o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) aplicável ao trecho concedido da BR-116/376/PR e BR-101/SC, trecho Curitiba – Florianópolis, explorados pela concessionária Autopista Litoral Sul S/A.

O reajuste indicou o percentual positivo de 5,77%, correspondente à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A publicação altera, após o arredondamento, a Tarifa Básica de Pedágio para a categoria de veículo 1, de R$ 4,70 para R$ 4,90, nas praças de pedágio:

A publicação atualiza a Tarifa Básica de Pedágio nas praças de pedágio P1, em São José dos Pinhais/PR, P2, em Garuva/SC, P3, em Araquari/SC, P4, em Porto Belo/SC, e P5, em Palhoça/SC.

A deliberação entrou em vigor às zero hora da última sexta-feira, 4 de agosto de 2023.

Confira abaixo a tabela com os valores atualizados:

Pedágio BR-116/376/PR e BR-101/SC
Divulgação: ANTT

Outras rodovias com mudanças no pedágio

Noticiamos recentemente aqui no Pé Na Estrada, algumas rodovias do país que passaram por reajustes nos valores do pedágio. Na última semana de julho, a ANTT autorizou as alterações nos preços de pedágios em rodovias do nordeste e sudeste do país. As vias em questão são a ViaBahia, no estado da Bahia e a Transbrasiliana, no trecho paulista da BR-153. Já nesta primeira semana de agosto, houve mudanças nos pedágios de três rodovias no estado do Rio de Janeiro: a BR-101/RJ, a RJ-116 e a RJ-124.

Todos os reajustes estão previstos nos contratos firmados pelas concessionárias com a ANTT.

Como funciona o sistema de pedágio Free Flow?

Como o assunto é pedágio, vamos falar sobre uma nova forma de pagamento no trecho. Não precisar parar nem diminuir quando chega o pedágio é algo interessante, não é mesmo? Saiba o que é e como funciona o Free Flow, o sistema de pagamento onde não há praça de pedágio, nem cancela, apenas pórticos de última geração que já fazem a leitura do veículo. Clique no vídeo abaixo e saiba quais são as vantagens e onde encontrar o free flow.

Veja Também: ANTT atualiza pisos mínimos do frete rodoviário de cargas pela sétima vez em 2023

Por Daniel Santana com informações da ANTT e da Autopista Litoral Sul

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