Cummins leva caminhão ao Livro dos Recordes

CuriosidadesCummins leva caminhão ao Livro dos Recordes

Cummins leva caminhão ao Livro dos Recordes, por meio da Accelera, segmento de negócios da empresa.

Ou seja, o título conquistado no Guinness World Records™ foi o de maior distância percorrida por um caminhão elétrico pesado, mas movido a célula de combustível de hidrogênio (FCEV). Porém, sem a realização de reabastecimentos.

Cummins leva caminhão ao Livro dos Recordes

O protótipo H2Rescue, baseado no Kenworth T370, completou 2.906 km com uma única carga no último trimestre de 2024, na Califórnia (EUA).

Um juiz do livro dos recordes monitorou o caminhão e validou o lacre do tanque de hidrogênio.

A jornada destacou a viabilidade do hidrogênio como alternativa para transporte de longa distância e aplicações em cenários de emergência.

Caminhão é equipado com elétrico e células

Equipado com um motor de célula de combustível Accelera e um motor de 250 kW, o veículo consumiu 168 kg de hidrogênio durante o trajeto.

Com velocidades entre 80 e 88 km/h, o H2Rescue operou em temperaturas de 15°C a 27°C, emitindo 0 kg de CO₂.

Como o caminhão do livro dos recordes nasceu?

O projeto é fruto da Accelera, Direção de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), do Departamento de Energia (DOE) e do Departamento de Defesa (DoD) dos EUA.

O veículo de Classe 7, com peso de 15 toneladas, pode substituir 6.900 litros de combustível fóssil, reduzindo as emissões em 2,5 t.

“O recorde mundial não apenas valida o potencial da tecnologia de hidrogênio, mas também exemplifica como parcerias público-privadas podem acelerar soluções para segurança energética e sustentabilidade”, afirmou Nicholas Josefik, engenheiro industrial do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenharia do Exército dos EUA.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados