Cummins leva caminhão ao Livro dos Recordes, por meio da Accelera, segmento de negócios da empresa.
Ou seja, o título conquistado no Guinness World Records™ foi o de maior distância percorrida por um caminhão elétrico pesado, mas movido a célula de combustível de hidrogênio (FCEV). Porém, sem a realização de reabastecimentos.
Cummins leva caminhão ao Livro dos Recordes
O protótipo H2Rescue, baseado no Kenworth T370, completou 2.906 km com uma única carga no último trimestre de 2024, na Califórnia (EUA).
Um juiz do livro dos recordes monitorou o caminhão e validou o lacre do tanque de hidrogênio.
A jornada destacou a viabilidade do hidrogênio como alternativa para transporte de longa distância e aplicações em cenários de emergência.
Caminhão é equipado com elétrico e células
Equipado com um motor de célula de combustível Accelera e um motor de 250 kW, o veículo consumiu 168 kg de hidrogênio durante o trajeto.
Com velocidades entre 80 e 88 km/h, o H2Rescue operou em temperaturas de 15°C a 27°C, emitindo 0 kg de CO₂.
Como o caminhão do livro dos recordes nasceu?
O projeto é fruto da Accelera, Direção de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), do Departamento de Energia (DOE) e do Departamento de Defesa (DoD) dos EUA.
O veículo de Classe 7, com peso de 15 toneladas, pode substituir 6.900 litros de combustível fóssil, reduzindo as emissões em 2,5 t.
“O recorde mundial não apenas valida o potencial da tecnologia de hidrogênio, mas também exemplifica como parcerias público-privadas podem acelerar soluções para segurança energética e sustentabilidade”, afirmou Nicholas Josefik, engenheiro industrial do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenharia do Exército dos EUA.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.