Caminhões começam ano com leve aumento de produção, ônibus cresce 13%

MercadoCaminhões começam ano com leve aumento de produção, ônibus cresce 13%

No geral, a indústria veicular teve o melhor janeiro desde 2021 na produção, a alta foi de 15,1%, em comparação com janeiro de 2024 e deste ano. Contudo, dentro do segmento, os caminhões não tiveram números tão expressivos, com um aumento de 1,3%. Já os ônibus alcançaram um aumento de 13,2%.

Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Veja os números desse começo de ano.

 

Produção, Vendas e Exportação de Caminhões – Janeiro 2025

A produção de caminhões comparando janeiro de 2024 com o primeiro mês deste ano teve uma alta de 1,3%. Ao todo, foram produzidos 8 mil caminhões, comparados aos 7,9 mil veículos de janeiro do ano passado.

Nas vendas, o crescimento foi de 14,5%. Janeiro fechou as vendas com 9,4 mil unidades emplacadas, ante os 8,2 mil caminhões vendidos no mesmo período de 2024. 

Já a exportação foi um dos destaques do balanço da Anfavea de janeiro de 2024, em que o crescimento do setor alcançou 63% no último mês. Mil caminhões foram mandados para fora no mês passado, contra 600 veículos em janeiro de 2024.

Caminhões inicia ano com leve aumento de produção, ônibus cresce 13%
Caminhões: Janeiro 2025

Veja mais: Ranking dos caminhões mais vendidos em 2025

 

Produção, Vendas e Exportação de Ônibus – Janeiro 2025

A produção de ônibus neste começo de ano cresceu 13,2%. Ao todo, foram produzidos 1.806 unidades no mês passado, contra 1.596 em janeiro de 2024. 

As vendas de ônibus tiveram um crescimento de 55%. No mês passado, os concessionários venderam 1.784 veículos, em comparação com os 1.151 ônibus vendidos no mesmo mês do ano anterior.

No caso das exportações, os números foram ainda mais expressivos, alta de 163,7%. Foram 298 unidades exportadas neste primeiro mês do ano e 113 ônibus em janeiro de 2024.

Caminhões inicia ano com leve aumento de produção, ônibus cresce 13%
Ônibus: Janeiro 2025

O que diz a Anfavea

A Anfavea apontou que o número de veículos em estoque limitou a produção de caminhões neste começo de ano. Também explica que os três primeiros meses do ano serão cruciais para definir o setor e que o aumento do diesel devido ao ICMS e o aumento da taxa cambial pode impactar o mercado. 

No setor de ônibus a Associação pôde colher bons números devido ao Programa Caminho da Escola e também ao aumento da frota de ônibus urbanos.

De uma maneira geral, falando do aumento de produção na indústria veicular, a Anfavea diz que o ritmo elevado das vendas internas, junto ao aumento das exportações, estimulou as empresas a manter volumes altos de produção. Resultando no melhor janeiro desde 2021, indicando uma tendência de alta dos empregos.

 

Veja também: Veja a atualização da Tabela do Piso Mínimo de Frete para o 1º semestre de 2025

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados