ANTT reajusta Tabela do Piso Mínimo de Frete com a alta do diesel

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reajustou a Tabela do Piso Mínimo de Frete por conta da alta do diesel. O reajuste foi publicado em Seção extra do Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira, com a atualização dos valores dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas. 

A Portaria Suroc nº 3/2025 estabelece novos coeficientes de pisos mínimos de frete em decorrência do reajuste no preço do Diesel S10 ao consumidor, de 5,57%.

 

Preço final do diesel na bomba

No começo do mês, o Pé na Estrada havia divulgado a Tabela de Piso Mínimo que valeria para o 1º semestre de 2025. Assim como a alta do diesel devido ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Porém, como o reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 13.703/2018, alterada pela Lei nº 14.445/2022, fica determinado que a tabela seja reajustada sempre que houver uma oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima, chamada de “gatilho” e foi isso que aconteceu.

Contudo, segundo levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), entre 02/02/2025 e 08/02/2025, o preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R$6,44 por litro. O que resultou em um percentual de variação acumulado de 5,57%, desde quando ocorreu o último reajuste na tabela frete, quando o valor de referência adotado foi de R$6,10 por litro.

Veja mais: Entenda a política do ICMS. Carnaval com o Diesel nas alturas

 

Confira os reajustes na Tabela de Piso Mínimo de frete

Com o atingimento do gatilho, os reajustes médios da tabela de frete foram os seguintes, de acordo com o tipo de operação:

Tabela A – transporte rodoviário de carga de lotação: 2,13%

B – veículo automotor de cargas: 2,40%

C – transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: 2,64%

D – veículo de cargas de alto desempenho: 2,99%

 

Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas

Pela legislação, a Agência tem de reajustar a tabela do frete a cada seis meses. Ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 5%, quando é acionado o mecanismo de gatilho.

A Lei nº 13.703/2018, que institui a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. Essa determinação compete à ANTT publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas.

 

Calculadora de Frete – Pé na Estrada

Como o cálculo de frete abrange muitos critérios, o Pé na Estrada tem uma Calculadora de Frete. A calculadora facilita a conta e você, transportador, consegue cobrar um preço justo de frete com base na nova resolução e toda vez que variar o preço do óleo diesel (S10).

O tipo de caminhão, o tipo de carga, a quantidade de eixos e a distância percorrida em quilômetro determinam o cálculo. Logo, não esqueça de dar uma conferida antes de passar seu orçamento, parceiro. 

 

Veja também: Caminhões começam ano com leve aumento de produção, ônibus cresce 13%

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

9 COMENTÁRIOS

  1. não adianta fazer reajuste faze o reajuste mais as transportadora não paga têm que fazer o reajuste e fiscalizar se as transportadora tá pagando eles não paga o pedágio e nem vai pagar o reajuste.

  2. Jamais vão passar reajuste pois nem os pedágios,pagam o frete abaixo da tabela e ainda descontam o pedágio em cima do frete imagina se vão reajustar frete não tem ninguém pra olhar as empresas só o motorista.

  3. O reajuste é louvável. O problema que não existe fiscalização junto as transportadoras do valor do frete. Ficamos a mercê de tudo e de todos. Quanto a fiscalização do veículo, documentação… Somos cobrados o tempo todo. Exige horários apertados e etc

  4. Esse reajuste do frete já virou piada, ninguém acredita mais, a maioria das transportadoras passam a carga pra agenciadores laranjas e pegam de volta o valor negociado, nós autônomos não temos mais condições de sobreviver com essa quadrilha aí

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