Transporte rodoviário de cargas cresceu 10,23% em 2024 e tem cenário positivo para 2025. Quem confirma o crescimento é o Plano Nacional de Logística (PNL) do Observatório Nacional de Transporte e Logística.
Em 2024, por exemplo, o setor apresentou crescimento, impulsionado pelo aumento de 10,23% na demanda por combustíveis e derivados até agosto.
Transporte rodoviário de cargas cresceu 10,23% em 2024
Por outro lado, o transporte de grãos, como soja e milho, registrou uma leve retração de 2,29%, por conta das variações do agronegócio.
Além do avanço operacional, o setor rodoviário também impactou a empregabilidade, com um crescimento de 12,4% no número de vagas formais.
São Paulo foi o estado que mais empregou em 2024
O estado de São Paulo se destacou como líder em admissões, representando 26% dos novos postos de trabalho, segundo o Instituto Paulista de Transporte de Cargas (IPTC).
Para 2025, o PNL prevê um cenário otimista, com investimentos em infraestrutura e movimentação de 2.303,1 milhões de toneladas de carga, concentradas principalmente na região Sudeste.
O transporte de papel, papelão e celulose deve impulsionar ainda mais o transporte rodoviário, graças aos recursos previstos para o segmento.
A GCF Transportes, empresa paranaense especializada no transporte de papel, celulose e aço, por exemplo, registrou um crescimento expressivo no último ano, aumentando de 7.200 entregas em 2023 para quase 10 mil em 2024, alcançando um novo recorde.
“Para reforçar ainda mais a segurança no transporte, adquirimos no ano passado uma empresa de rastreamento, permitindo a internalização desse serviço. Além disso, implementamos um atendimento 24 horas, reafirmando nosso compromisso com a excelência e a satisfação dos clientes”, destaca Luiz Fernandes, diretor logístico da GCF.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.