A ZF lançou uma tecnologia de direção eletrônica por cabos, que permite uma ligação entre o volante e as rodas por um software. A tecnologia Steer-By-Wire – direção por cabos – (SbW) entrega manobras mais precisas, maior estabilidade, segurança e capacidade de resposta de direção ideal.

A tecnologia, que será implementada em veículos de passeio na Alemanha, está sendo estudada também para veículos pesados. Além disso, esse sistema de direção será uma opção para veículos em que os recursos orientados por software, assistência ao motorista e eletrificação estão aumentando.
Veículo chinês já usa e a Mercedes irá utilizar também
Essa direção por cabos, ao contrário dos sistemas de direção convencionais, elimina a conexão mecânica entre o volante e a caixa de direção.
A força de direção é gerada por um atuador mecatrônico posicionado entre as rodas. O estímulo (força) na direção feito pelo motorista é capturado por um atuador de volante no cockpit, com detecção precisa do ângulo de rotação.

Um dos veículos que já roda com a tecnologia é o carro-chefe elétrico da NIO, o ET9, o primeiro carro de passeio na China a apresentar o sistema Steer-By-Wire.
A Mercedes-Benz também adquiriu a tecnologia da ZF, o que significa a primeira produção em série na Europa de um veículo com direção por cabos, prevista para 2026.
Como é feita a sensação de direção?
Uma unidade de feedback de torque – um pequeno motor elétrico no volante – recria a sensação natural de direção e o feedback da estrada. O sistema, projetado com redundância para segurança, ajusta dinamicamente a relação de direção para se adequar a diferentes velocidades e condições de condução.
Isso significa que o ângulo do volante é traduzido de forma ideal no ângulo da roda: uma relação direta para maior agilidade durante o estacionamento e uma relação mais indireta para maior estabilidade e conforto em velocidades mais altas.
Os motoristas podem sentir a diferença imediatamente e, para montadoras, os benefícios são igualmente atrativos. A tecnologia da ZF tem a capacidade de transmissão de dados para uma sensação de direção precisa, confortável e segura, com excelente capacidade de resposta e dinâmica aprimorada.
Nova engenharia e automação de direção
Os designers podem projetar o cockpit e o interior com mais liberdade, oferecendo maior espaço e conforto para os passageiros.
A tecnologia também permite novas geometrias de volante, incluindo aros de volante dobráveis. Sem a necessidade de um eixo de direção intermediário, não há mais a necessidade de direcionar os componentes do interior para o compartimento do motor.
Isso agiliza a montagem e o posicionamento dos componentes de direção, além de facilitar a adaptação de plataformas para diferentes séries de modelos ou mercados, seja para volante à direita ou à esquerda.
A eliminação do eixo de direção intermediário também ajuda a reduzir a transmissão de ruído e aumenta a segurança passiva.
Além disso, a tecnologia Steer-By-Wire fornece a base essencial para sistemas de assistência ao motorista de última geração.
Enquanto os sistemas de direção mecânica suportam funções ADAS até o Nível 3, o Steer-By-Wire permite recursos até o Nível 4 e além. Isso também inclui futuros recursos de segurança ativa, como AES – Direção Automatizada de Emergência.
Sistema Twin Worm permite maior dirigibilidade
O atrito e a folga nos sistemas de direção são fatores-chave que influenciam o conforto da experiência de dirigir.
No sistema ZF Twin Worm, o projeto dispensa meios mecânicos complexos ou componentes adicionais, como molas e amortecedores, para replicar esses parâmetros.
Em vez disso, o sistema de controle avançado, baseado no software mencionado acima, gerencia inteiramente esses parâmetros. O usuário pode ajustar amplamente a relação de direção e, com ela, o ângulo máximo do volante.
Na verdade, os engenheiros podem reduzi-lo para apenas 180 a 210 graus, abrindo a porta para designs de volante totalmente novos e mais planos. Como resultado, não é mais necessário cruzar as mãos durante a direção.
Com o EasyTurn, o ângulo de direção máximo das rodas dianteiras duplica de 40 para 80 graus, reduzindo o raio de giro de um carro médio típico de mais de dez metros para menos de sete.
Carros urbanos compactos, veículos de entrega e transporte de pessoas em ambientes urbanos encontram no EasyTurn uma solução adequada. Quando combinado com direção ativa do eixo traseiro, como o sistema AKC – Controle Cinemático Ativo da ZF, até mesmo sedãs longos ou crossovers de desempenho podem manobrar com mais agilidade.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.