Já imaginou um dispositivo capaz de fazer o monitoramento da frota e ainda conferir a temperatura e a pressão dos pneus? Esse produto existe e é o Goodyear TPMS Plus, criado por meio da parceria entre a Goodyear e a ZF.
Como surgiu o Goodyear TPMS Plus?
A ZF e a Goodyear anunciaram uma parceria que reúne soluções de Gerenciamento de Frotas, funcionando através do monitoramento de pneus de alto desempenho que equipam veículos comerciais e implementos rodoviários multimarcas.
Para isso, a ZF lançou o Scalar Evo Pulse, uma tecnologia que reúne continuamente dados sobre operações de transporte e os envia em tempo real ao Goodyear Mobility Cloud. Esse portal de informações funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e envia alerta aos frotistas.

Veja mais: Monitoramento da Cabine: Segurança ou Invasão de Privacidade?
Localização do veículo em tempo real
Além do TPMS – Tire Pressure Monitoring System – Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus em tempo real, a parceria inclui geolocalização dos veículos e hodômetro.
Sensores de TPMS no veículo coletam os dados e os transmitem pelo Scalar Evo Pulse para o serviço de monitoramento, Goodyear TPMS PLUS, tornando isso possível.
Além disso, se o implemento tiver Sistema Eletrônico de Freio (EBS), um conjunto mais amplo de informações também pode estar à disposição do gestor de frota, como uso de frenagem, diagnóstico de freio, quilometragem, carga, entre outros auxílios para a operação.
Pneu é um dos custos mais altos de uma frota
Essa solução integrada permite que as empresas alcancem operações mais eficientes e sustentáveis.
A redução dos custos com pneus é um benefício direto, pois com a informação de um pneu rodando a uma pressão correta naquela operação, aumenta-se sua performance em quilometragem. Além do impacto positivo na conta de combustível, um dos maiores custos operacionais dos transportadores.
Essa não é a primeira tecnologia voltada aos pneus que a Goodyear lança. A marca já tem outros três produtos que auxiliam o transportador na economia dos pneus.
Já outros, como o CheckPoint, é capaz de medir o peso total do veículo e o peso por eixo através de sensores e câmeras.
Por fim, o TPMS Plus, é uma tecnologia que fornece atendimento para clientes independentemente da localização.
Aumento da vida útil dos pneus
Conjuntamente, as empresas testaram a solução em operação e os resultados mostraram um aumento de performance de quilometragem dos pneus de, em média em 13%, além de outros ganhos indiretos.
Economia de combustível e redução de CO₂
O monitoramento remoto das condições dos pneus em caminhões e carretas oferece uma série de vantagens. O que vai desde o aumento de sua vida útil, prevenção de acidentes, como redução no custo total das operações de transporte por meio da economia de combustível, com consequente redução nas emissões de CO₂. A geolocalização, por sua vez, trará mais segurança para as operações.
Outra vantagem está relacionada à vida útil dos componentes empregados na solução. Os sensores da ZF, por exemplo, possuem vida útil mínima de seis anos, pois são desenvolvidos com material blindado, resistente a intempéries.
“A ZF possui um know-how de engenharia automotiva de mais de um século de atuação. Trazemos esse conhecimento técnico e de qualidade para nossos produtos, o que significa que eles são idealizados e desenvolvidos de acordo com as rigorosas necessidades de aplicações automotivas”, diz Maurício Paguaga, Gerente Sênior da Linha de Negócios de Soluções Digitais e Industriais da ZF Aftermarket.
Um diferencial está na independência de marcas, modelos e tecnologias já existentes no veículo. O dispositivo pode ser aplicado a diversas configurações e combinações de cavalo mecânico e carreta.
Contudo, outro benefício para o frotista está na bateria interna instalada no equipamento da ZF. A tecnologia possibilita que as informações continuem sendo enviadas ao portal Goodyear Mobility Cloud por longos períodos. Isso vale mesmo que o cavalo mecânico esteja desengatado da carreta.
Veja também: Conheça pneus que freiam sozinhos para o motorista

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.