A Toyota entrou no segmento de vans no Brasil com a Hiace. O modelo tem a mesma motorização da Hilux, consolidada pela marca, agora entra no setor de transporte de passageiros e de cargas.
Sendo assim, a Toyota Hiace chega ao mercado com um motor 2.8 turbodiesel, com 174 cv. Já o torque é de 449 Nm a 1.600 rpm e o câmbio é automatizado com 6 marchas, com opção de trocas manuais. Com tração traseira, o modelo está disponível nas versões Furgão, Minibus, Refrigerada/Isolada e Ambulância.
Segundo o Inmetro, as médias de consumo variam de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.
Toyota Hiace com motor de Hilux
O modelo que está presente em mais de 150 países, incluindo a Argentina, chega ao Brasil na 6ª geração. A Toyota, que vai bem com a Hilux, como veículo de trabalho, chega agora com a Hiace para compor o segmento.
O utilitário tem 2,28m de altura abaixo do vão livre que costuma ser adotado para garagens de edifícios comerciais e residências (2,40 m), facilitando o uso urbano.

Na suspensão, adota suspensão McPherson com barra estabilizadora na dianteira e feixe de molas com amortecedores telescópicos na traseira.
No para-brisa, o ângulo de inclinação foi projetado para ampliar a visibilidade do condutor e suas molduras laterais trabalham em conjunto com os cantos chanfrados da traseira, favorecendo a aerodinâmica ao direcionar de forma mais eficiente o fluxo de ar.
Para otimizar o espaço interno e aumentar o conforto a bordo, a carroceria adota o capô alongado, no formato “bicudo”, que permite ampliar a cabine em relação ao motor.

Esse layout proporciona posição de dirigir semelhante à de um automóvel, reforçada por ajustes de altura e profundidade da coluna de direção e pela regulagem de altura do banco do motorista.
Hiace Minibus
A Hiace Minibus oferece 15 assentos mais o do motorista e distribui todos com espaço para a circulação dos ocupantes. Os bancos são reclináveis, também há saídas de ar-condicionado individuais no teto, alças de apoio e uma última fileira rebatível, ideal para o transporte eventual de cargas e bagagens.
Segurança e tecnologia
O modelo traz cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e três airbags (duplos frontais e um de joelho para o motorista), além de recursos de segurança ativa, como Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Controles de Tração (TRC) e de Estabilidade (VSC).
Câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros auxiliam nas manobras com mais segurança e precisão.
Disputa no mercado de Vans
A entrada da Toyota no segmento de vans vem para disputar no nicho de vans de passageiros e furgões de médio e grande porte.
Logo, a marca concorre com a Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato, Renault Master, Peugeot Boxer, Citroën Jumper e Iveco Daily (nas versões de passageiros e furgão).
A Toyota Hiace Minibus terá início das vendas em novembro de 2025, por R$ 364.990.
Veja também: Novo Peugeot Boxer 2026 chega ao mercado renovado

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.