Ouvir música enquanto dirigimos é muito agradável. Ah, e tem também aquela ligação importante bem na hora que motorista está no trânsito e que nem sempre dá pra parar o carro e atender. Em ambas as situações, é comum que o condutor acabe colocando o fone de ouvido. Bom, não importa qual situação, se a pessoa for pega com fone de ouvido estando à frente do volante, está cometendo uma infração.
Leia também: Os perigos existentes ao deixar objetos soltos dentro do veículo.
Motivos para não dirigir com fone de ouvido
O primeiro grande motivo para não dirigir com fone de ouvido, seja em uma situação necessária, como uma ligação, ou para lazer, como ouvir o rádio, é porque esse tipo de ação distrai o motorista. Com isso, a desatenção à pista, pode aumentar as chances de acidentes na estrada. Você não tem ideia do que 5 segundos sem olhar para a rodovia podem causar.
O segundo ponto é que consiste em infração média com 4 pontos na CNH e o condutor precisará desembolsar R$ 130,16 de multa. Está no artigo 252, item VI, do Código de Trânsito Brasileiro.
Um alternativa para evitar a distração e não cometer essa infração é conectar o seu veículo ao bluetooth do celular, caso possua. Assim, as mãos ficam onde devem estar o tempo todo, no volante. Entretanto, o ideal mesmo é não atender nenhuma ligação enquanto se dirige e nem ouvir música muito alta, que impede o motorista de escutar os sons do trânsito, como um buzina ou freada.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações Trucão e Toco.