É possível fazer com que as horas de espera se tornem úteis

DicasÉ possível fazer com que as horas de espera se tornem úteis

Como bem define o jornalista Gustavo Queiroz, a vida do motorista é “O cotidiano da espera”. É espera para tudo, carregar, descarregar, carimbar nota e tantas outras coisas. Mas se esperar é uma certeza, por que não usar essas horas para fazer algo que te traga benefícios?

Alguns aproveitam para limpar a cabine, polir tanques e dar um “trato” no caminhão, a maioria conversa com os amigos, faz comida, outros ficam na internet, no Facebook, tem até aqueles que pegam um violão e relembram modas. Tudo isso é bom, mas existem outras opções que podem trazer melhorias pessoais e profissionais, por exemplo, você já pensou em fazer um curso de direção econômica enquanto espera a carga? Na internet você encontra diversos cursos para baixar e fazer quando tiver um tempo livre. (veja links no fim da matéria)

O Sest Senat também disponibiliza vários cursos online, alguns, inclusive, de graça. Outra possibilidade são os cursos de línguas, que podem ser adquiridos em bancas de jornal e vêm com CD e livro. Para quem faz MERCOSUL, ter uma boa noção de espanhol é de muita ajuda, para todos que trabalham com um computador de bordo, saber um pouco de inglês também melhora o entendimento da sua ferramenta de trabalho. Na internet é possível encontrar diversos cursos online gratuitos.

Quem não completou os estudos pode fazer o ensino fundamental (primário e ginásio) e médio (colegial) por programas como o Telecurso, onde o aluno pode estudar por conta com os livros do programa, pode assistir às aulas pela televisão ou intenet e depois faz a prova para obter seu diploma.

Uma das melhores opções para as horas de espera é a leitura. Um livro é fácil de encontrar, de carregar e te leva para longe, além de contribuir para que o motorista melhore o seu português e com isso se apresente melhor na empresa e no cliente, aumentando seu diferencial no mercado. Outra vantagem de ter um bom português de adquirir mais conhecimento, é não ser passado pra trás. Se você tem que assinar um contrato por exemplo, vai poder ler e entender exatamente o que está assinando, também diminui as chances de cair em armadilhas de seguradoras, financeiras e outras instituições que, ocasionalmente, podem tirar proveito da baixa instrução do motorista.

O Ceasa de São Paulo deu um passo para ajudar o estradeiro a ler mais, é o projeto Entreposto do Livro, que funciona no prédio do jornal Entreposto, no Edifício Sede II (ao lado da farmácia). O projeto é muito próximo de uma biblioteca, qualquer pessoa pode fazer a carteirinha, mediante apresentação de um documento com foto, pegar um livro emprestado e tem uma semana para devolver ou fazer a renovação, caso não tenha terminado de ler. Quem tem livros parados em casa também pode levá-los e eles ficarão a disposição de outros leitores. Segundo o pessoal que trabalha no local, são poucos os motoristas que se interessam pelo espaço, mas quem passou por lá, aprovou.

“Nossa, é muito bom ter essa opção, porque a gente chega aqui todo dia às 3h da manhã e espera até umas 3h da tarde e não tem o que fazer nesse tempo, aí poder ler um livro é uma distração e aumenta o entendimento da gente.” diz o motorista Marcelo Gomes, mais conhecido como Delão.

Uma última dica é ler o código de trânsito, assim você se inteira dos seus direitos e deveres na estrada, não cai nas mãos de autoridades que queiram “inventar” leis e dirige dentro dela.

Resumindo, o tempo de espera pode ser bem cansativo, mas também pode ser útil para que o motorista melhore seus conhecimentos em diversas áreas e com isso tenha ganhos no seu dia a dia. Veja os links abaixo e comece a dar uma nova função para as horas paradas.

Cursos de direção defensiva e econômica:

São muitos disponíveis. Se alguém fizer um deles, por favor nos conte como foi.
www.direcaodefensiva.net
www.buzzero.com

Cursos Sest Senat:
www.sestsenat.org.br

Cursos de línguas:
A Publifolha tem a coleção 15 minutos para diversos idiomas. O Italiano foi testado e aprovado pela redação aqui do Pé na Estrada. Ele pode ser encontrado em bancas de jornal. O site Duolingo também foi testado, nele é possível aprender inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.
Duolingo

Telecurso:

O Telecurso vem há anos formando adultos que não terminaram a escola.
Telecurso

Informática:

Cursos de Excel podem ajudar o motorista a criar planilhas de controle de gastos, fretes, viagens e muito mais.
Iped

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados