O EAR (exerce atividade remunerada) é uma sigla que fica na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de quem atua prioritariamente como condutor de veículo. Por exemplo, motoboys, taxistas, motoristas de aplicativos e caminhoneiros. Para ter a EAR é preciso fazer o exame psicotécnico. E quem tem o EAR e carteira profissional (C, D e E) precisa repetir o exame toxicológico a cada dois anos e meio.
A questão é que muitas pessoas com carteira profissional que optaram pelo EAR, a princípio, não exercem ou pararam de exercer atividade como condutor, e não querem mais ficar pagando o toxicológico nesse intervalo de dois anos e meio. O Davis enviou a seguinte dúvida para nossa equipe: “É preciso pagar para retirar o EAR da CNH?”.
Assista também: Quem precisa ter EAR na CNH?
E aí, paga para retirar a sigla EAR da CNH?
Não, a remoção da EAR da CNH não gera custos e motorista pode retirar quando quiser, porém terá que emitir uma nova habilitação. Nesse caso, os custos são para a impressão da nova habilitação.
Mas fique atento, porque só é possível emitir uma nova CNH sem a EAR, se o exame toxico estiver em dia e o documento regularizado. Se, por exemplo, em 10 anos de vigência da carteira, o condutor não fez o exame toxicológico a cada dois anos e meio, deverá fazer o exame primeiro, antes de emitir a nova CNH sem o EAR.
E se eu quiser incluir novamente a EAR na minha CNH?
O condutor pode pedir a reinserção da sigla EAR na CNH quando desejar. No entanto, terá que pagar uma nova emissão do documento e o exame psicotécnico. Além disso, deve estar ciente que precisa refazer o exame toxicológico a cada dois anos e meio.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações do vídeo do Trucão e Toco.