terça-feira, junho 24, 2025

Faixa verde-limão em rodovia ajuda motorista na neblina

RodoviasFaixa verde-limão em rodovia ajuda motorista na neblina

Na rodovia BR-277 uma sinalização inusitada vem chamando a atenção dos motoristas. Ou seja, há uma faixa verde-limão paralela à branca.

Logo, ainda em fase de testes, a ideia tem o intuito de aumentar a visibilidade em trechos com neblina.

A iniciativa foi da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em parceria com a concessionária Via Araucária.

Com isso, os motoristas que trafegam pela BR-277, na altura de São Luiz do Purunã, cerca de 50 km de Curitiba, já veem essa novidade.

Portanto, é possível dizer que as faixas verde-limão, complementando a branca, é que estão reforçando a visibilidade em trechos de neblina

O que diz a ANTT sobre as faixas verde-limão

A ANTT desenvolveu o novo padrão de sinalização para que ele seja “altamente visível” mesmo sob neblina intensa.

Com isso, a cor vibrante proporciona maior luminosidade e contraste com o asfalto, favorece a percepção visual dos motoristas em condições adversas.

A BR-277 é uma rodovia concedida, sob responsabilidade da Via Araucária, e tem papel estratégico na ligação entre a tríplice fronteira e o porto de Paranaguá, com mais de 700 quilômetros de extensão.

Verde-limão é para ficar visível em todas as condições

A nova sinalização, implantada desde abril, complementa as faixas brancas convencionais, que permanecem no local.

Segundo a ANTT, a experiência em São Luiz do Purunã poderá servir de modelo para aplicar a tecnologia em outros pontos críticos da rodovia.

Como funciona o sistema de leitura de faixas dos veículos

Cada vez mais presente em carros e caminhões modernos, o sistema de leitura de faixas é uma tecnologia que contribui para a redução de acidentes nas estradas.

Conhecida como assistente de permanência em faixa ou, em inglês, Lane Departure Warning (LDW), a ferramenta ajuda o motorista quando há risco de saída involuntária.

Câmeras instaladas no para-brisa, geralmente atrás do espelho retrovisor interno, garantem o funcionamento.

Elas monitoram, em tempo real, as linhas pintadas no asfalto que delimitam as faixas de rolamento.

Nos veículos mais sofisticados, o recurso vai além e conta com o chamado Lane Keeping Assist (LKA), que realiza pequenas correções automáticas na direção.

Especialistas começaram a desenvolver a tecnologia no início dos anos 2000, e os primeiros modelos comerciais chegaram à Europa e ao Japão por volta de 2004.

Montadoras como Nissan, Mercedes-Benz e Honda foram pioneiras na adoção do sistema. No Brasil, ele começou a se popularizar mais recentemente.

Em caminhões e ônibus, o assistente de faixa também vem sendo cada vez mais utilizado, especialmente em modelos voltados para transporte de longa distância.

Nesses veículos, o sistema é integrado a outras tecnologias, como controle de estabilidade e monitoramento de fadiga do motorista, o que aumenta a segurança nas estradas.

Apesar dos avanços, a eficácia do sistema depende da qualidade da sinalização horizontal (as faixas pintadas no chão) e da visibilidade da pista.

Em situações de chuva intensa, neblina ou faixas desgastadas, o sistema pode ter desempenho limitado.

Ainda assim, o assistente de permanência em faixa é considerado um passo importante rumo à condução autônoma e à redução de acidentes causados por erro humano, responsável por mais de 90% das ocorrências no trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

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