Que as Festas Juninas já estão tomando conta do País, isso é um fato. Tem arraial para todos os gostos e tipos. O Pé na Estrada visitou a festa São João Paulo, em São Paulo, organizada pela secretaria de turismo e confirmou que caminhão, caminhoneiro, motorista e festa junina têm tudo a ver.
Afinal, toda a estrutura de montagem e desmontagem, bem como os instrumentos musicais, só estiveram no local por conta dos pesados.
Festas Juninas e os caminhões têm tudo a ver
Outros caminhões fundamentais para o funcionamento do evento foram os pequenos, todos com verdadeiras cozinhas adaptadas. Teve food truck na base de caminhão da Chana, Iveco, Renault, entre outros.
Mas um que chamou a atenção dos visitantes foi o montado no chassi de uma picape D-40, mas com cabine de Chevrolet 1950, o famoso “Boca de Sapo”.
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O dono do veículo, Marcio Scarpim, lembra que começou a trabalhar na área a partir do impulso do filho, Rodrigo, um chefe de cozinha que na época da faculdade saiu para empreender com uma Kombi.
Logo, o passo seguinte foi montar uma lanchonete sobre rodas, ao famoso estilo 1950, em um Chevy. Porém, algumas coisas não saíram, logo de cara, como o empresário esperava.
A transformação do Chevrolet para se adequar as normas
Como o caminhão “esbarrava” na restrição de circulação, muitas notificações chegavam e o custo para manter e visitar os locais das feiras acabava ficando muito alto. Foi necessário diminuir o tamanho e enquadrar o food truck em outro segmento.
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Para tanto, o modelo ganhou uma reforma geral. “As viagens eram demoradas e cansativas. Aproveitamos para alterar bancos e motor e encaixamos a cabine no chassi da D-40. Com o investimento, ganhamos em tempo, agilidade e conforto”, explica Scarpim que criou a sua própria marca, cinquentão, em homenagem ao caminhão, e que já segue para outros projetos.
Outro segredo para fazer o negócio decolar foi agregar a sabedoria do filho, na preparação da comida, com o conhecimento de nutricionista, da atual mulher, Daniela.
Maior segurança e estabilidade para dirigir e cozinhar
A cozinha também recebeu um capricho. Além de ela ser totalmente compacta e dinâmica, teve o acabamento da estrutura externa trocada de alumínio para a fibra de vidro.
O resultado foi uma maior estabilidade para o veículo, menor peso, e consequentemente, melhor autonomia para longas distâncias por conta do consumo. A onda dos food trucks ganhou força no Brasil, em 2014, já o primeiro surgiu em 1872 nos EUA.
Por Rodrigo Samy
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.