terça-feira, novembro 11, 2025

1ª edição do Fórum Pé na Estrada debate a falta de motoristas profissionais no Brasil

Notícias1ª edição do Fórum Pé na Estrada debate a falta de motoristas...

Na 1ª edição do Fórum Pé na Estrada, evento que acontece no próximo 12 de agosto, em São Paulo, Pedro Trucão e Paula Toco vão conversar com grandes transportadores e especialistas do mercado.

 

Entre os tópicos a serem abordados estão:

  • A falta de motoristas profissionais no mercado de trabalho;
  • Como as transportadoras estão lidando com essa defasagem;
  • Ações para manter e atrair novos motoristas profissionais

Todos os temas são pertinentes para o momento atual, já que a questão da falta de motorista profissional vem ganhando destaque nos últimos meses.

De acordo com um estudo da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), entre 2013 e 2023, o Brasil perdeu cerca de 1,1 milhão de motoristas. Isso representa uma redução de 20% na última década.

Segundo a União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU), há um déficit de 3 milhões de motoristas de caminhão no mundo. 

Para se ter ideia de como o problema não é de hoje, em 2012, a jornalista Paula Toco escreveu um livro com o título: “E se eles sumirem?”

Na publicação, Toco faz um diário de bordo de uma das muitas jornadas de trabalho de um caminhoneiro pelo Nordeste brasileiro.

No relato, foram constatadas as dificuldades e como é o dia a dia de um caminhoneiro. “Foi oportuno ver de perto os desafios do motorista. A grande questão é que muitos dos problemas apontados no livro continuam sem solução e afastam novos profissionais desse mercado” afirma Toco.

Entre os principais motivos dessa falta de interesse pela profissão estão as condições difíceis de trabalho, que incluem jornadas longas, pouco tempo com a família, alimentação irregular e descanso em locais muitas vezes inseguros.

Além disso, muitos motoristas profissionais destacam a baixa remuneração x o esforço exigido, incluindo horas de espera e atrasos sem indenização, o que afeta especialmente os autônomos, que também precisam arcar com custos de manutenção do veículo.

Outro obstáculo relevante é a dificuldade de acesso à formação. O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias exigidas para caminhões (C, D ou E) pode ultrapassar os R$ 4 mil, valor inviável para muitos trabalhadores.

Como consequência, poucos jovens ingressam na profissão, o que contribui ainda mais para o envelhecimento da categoria e o desequilíbrio entre aposentadorias e novas entradas no setor.

A profissão também é marcada por muita burocracia e riscos constantes nas estradas, como roubos de carga e violência.

A tudo isso soma-se a falta de infraestrutura adequada, com poucos pontos de apoio seguros e estradas malconservadas, o que reforça o desinteresse de novos profissionais pela atividade.

Em resumo, a falta de motoristas de caminhão é reflexo de um setor que carece de valorização, melhores condições de trabalho, melhor remuneração, políticas públicas de incentivo e formação profissional acessível.

 

Como resolver:

Muitas das questões acima são de responsabilidade do Estado, entretanto, é de interesse de transportadores, embarcadores e todos ligados ao setor de transporte e logística que elas sejam resolvidas. Para debater a situação e buscar soluções é que o Fórum acontece.

Ao reunir grandes e médios transportadores, o Fórum Pé na Estrada tem potencial de levar para o mercado sugestões de como minimizar a situação. 

 

Serviço:

O que: 1ª edição do Fórum Pé na Estrada

Onde: Butantã – São Paulo–SP

Quando: 12/08/2025

Horário: 9h às 12h

 

Quem somos:

Pedro Trucão começou na década de 1970, estudando o comportamento dos caminhoneiros e motoristas em geral. O primeiro programa de rádio surgiu na rádio Iguatemi, de Osasco (SP). Hoje, são mais de 40 anos de estrada, atuando em inúmeras emissoras de rádio, sempre com programas dirigidos ao segmento.

Atualmente, é possível ouvir Pedro Trucão e Paula Toco de segunda a sábado pela Rádio Massa FM, a partir das 4h da manhã, em uma rede de mais de 80 emissoras por todo o Brasil. Na TV, Pedro Trucão, produz e apresenta o Pé na Estrada, desde 2004, programa voltado para o caminhoneiro, sua família, transportadores e todos os profissionais do segmento de cargas.

Paula Toco, jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos, é repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e Co apresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados