O estradeiro está mais do que ciente dos perigos que existem em uma rodovia, não é mesmo? Portanto, todo cuidado é necessário para preservar a própria integridade e a do próximo. Um exemplo muito importante é manter o foco na pista ao trafegar em períodos noturnos, uma vez que a visibilidade é menor e os riscos são maiores. Veja quais cuidados devem ser adotados ao dirigir à noite.
Mais atenção nas viagens noturnas
Viajar a noite tende a ser uma ótima opção para fugir de eventuais congestionamentos, desde que respeitando as leis de trânsito, como os limites de velocidade. Porém, a baixa visibilidade durante a noite combinada com o cansaço, sono e a ausência de manutenção preventiva, inclusive em relação aos faróis, podem contribuir para acidentes noturnos.
Um levantamento realizado pela Arteris nas sete concessionárias administradas pela empresa aponta que 37% dos 14.657 acidentes registrados no primeiro semestre de 2023 ocorreram no período noturno. O levantamento ainda mostra que dos 6.718 acidentes que aconteceram aos finais de semana, entre sexta-feira e domingo, 41% também foram durante a noite.
Confira algumas dicas para uma condução segura que também servem para qualquer outro período do dia:
-
Descanse
Durma entre seis e oito horas por noite para evitar o sono, a fadiga e a falta de reflexos enquanto dirige. Se sentir cansaço ou sono durante a viagem, pare em um local seguro para descansar e se alongar para, então, continuar o seu trajeto.
-
Alimente-se bem
Durante a noite, prefira consumir alimentos mais leves e em pequenas quantidades. Evite carnes gordurosas, frituras e afins.
Não faça o consumo de medicamentos, bebidas alcoólicas ou substâncias químicas ilegais, que tenham como objetivo estimular ou evitar o sono e a fadiga.
-
Realize as manutenções do veículo
Faça a manutenção, troca e limpeza regular de lanternas, faróis, setas e faixas refletivas, inclusive nos itens e roupas de segurança, se for pedestre, ciclista ou motociclista. Essa atitude é fundamental para o aumento da segurança no trecho.
-
Condições adversas
Durante as viagens diurnas, condições como chuva e neblina já prejudicam o condutor devido a diminuição da visibilidade. À noite, a situação fica ainda pior, tornando assim muito mais difícil de guiar pelas vias. Logo, ao sentir que há dificuldades ao trafegar nessas situações, tenha cuidado e observe o entorno.
-
Atenção aos animais
É importante também estar atento a possíveis ocorrências de animais na pista, uma vez que várias estradas do país cortam regiões de mata, serra e outros tipos de vegetação, onde habitam diversos animais silvestres que frequentemente têm hábitos noturnos. Assim, os animais podem se deslocar até as margens das estradas em busca de alimento ou até mesmo por se assustarem com o barulho.
Avistou animais? Diminua a velocidade.
Veja também: Como ser caminhoneiro? Passo a passo para quem está começando
Por Daniel Santana com informações da Arteris
É sempre bom ter umas notícias dessa