Após mais de 3 anos parado, o governo de São Paulo autorizou no sábado (22) uma nova licitação para a conclusão do Rodoanel Trecho Norte. A obra era para ter sido entregue em 2014. Por conta de diversos problemas e escândalos, está totalmente parada desde 2018.
A nova licitação do Trecho Norte
A nova licitação do trecho denominado “Lote Rodoanel Norte” deve ter seu edital publicado nos próximos dias. O que o governo já informou é que o investimento previsto para essa etapa será de R$ 3 bilhões. Além disso, a empresa que ganhar o leilão terá a obrigação de terminar a obra e, após terminada, administrar, operar e fazer manutenções na via. Por fim, o contrato terá duração de 31 anos.
Por meio da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o governo informou ainda que o novo contrato terá mecanismos de verificação de projetos e de prestação de serviços. Além disso, quando começarem as cobranças de pedágio, elas devem ser feitas no modelo free flow. Ou seja, aqueles portais nas entradas e saídas da via em que os usuários pagam por quilômetro rodado na rodovia.
E além de tudo isso, o governo de São de Paulo afirma ainda que contratou o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para realizar um laudo técnico e independente sobre o estado das obras do trecho Norte do Rodoanel.
Escândalos e abandono das obras
Como afirmamos acima, o prazo inicial para entrega desse trecho era 2014 e, a princípio, a um custo de R$ 4,3 bilhões. Posteriormente, esse prazo foi adiado para 2016. Em seguida, em 2018, já com 4 anos de atraso, ocorreu a última paralisação das obras. O motivo da suspensão dos trabalhos foi uma investigação de superfaturamento de R$ 600 milhões, envolvendo a Dersa.
Finalmente, em 2020, foi publicado um novo edital, prometendo investimento de R$ 1,6 bilhão de investimento. Entretanto, no mês seguinte o Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) determinou a paralisação da licitação. Revelou-se então indícios de irregularidades e infrações à lei de licitações. Desde então, não havia novas movimentações no projeto.
Até agora, já foram gastos R$ 6,3 bilhões no trecho Norte, valor 50% superior ao previsto inicialmente. Somando-se os R$ 3 bilhões da nova licitação, o valor total da obra deve passar dos R$ 9 bilhões.
Por conta de tantas investigações e paralisações, as obras estão em estado de abandono, como o Pé na Estrada mostrou diversas vezes ao longo dos últimos anos. Você pode ver a nossa última visita ao trecho, em outubro de 2021, abaixo.
Pontes e viadutos apresentam desgaste. As plantas tomam o lugar dos canteiros de obras e diversas trincas fazem com que de fato seja necessária a produção de um laudo técnico, para averiguar se essas estruturas ainda podem ser usadas.
O Rodoanel Mário Covas
O trecho Norte do rodoanel tem percurso de 44km quilômetros e ligará as Rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias às Rodovias Bandeirantes e Anhanguera, assim completando o anel. O círculo completo será de 177 quilômetros e evita a passagem por dentro da cidade de São Paulo.
Ele começou a ser construído em 1998, com o primeiro trecho, o Oeste, entregue em 2002. Se não ocorrerem novas paralisações, a expectativa é de entrega 2 anos após o início das obras.
Por Paula Toco com informações da Artesp